Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) listou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, sendo que sete unidades hospitalares catarinenses aparecem na lista. A escolha leva em conta critérios como disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de internação.

Continua depois da publicidade

O estudo foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estado de São Paulo lidera com a maior proporção de hospitais na lista dos melhores, correspondente a 30% do total. Em seguida aparecem Goiás (10%), Pará (7%) e Santa Catarina (7%). Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe aparecem com a menor participação, com somente um hospital cada.

“Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, e isso demonstra que o país possui centros de excelência hospitalar do SUS (Sistema Único de Saúde) espalhados pelo seu território”, afirma o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto, em comunicado.

Confira os hospitais de SC na lista

  • Hospital Governador Celso Ramos – Florianópolis
  • Hospital Infantil Dr Jeser Amarante Faria – Joinville
  • Hospital Municipal Ruth Cardoso – Balneário Camboriú
  • Hospital Regional de São José Dr Homero Miranda Gomes – São José
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – São Miguel do Oeste
  • Instituto de Cardiologia Santa Catarina (ICSC) – São José
  • Maternidade Carmela Dutra – Florianópolis

Continua depois da publicidade

Quais são os critérios para escolher os melhores hospitais

São considerados serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal que prestem assistência 100% pelo SUS, sem atendimento por operadora de saúde. Estão incluídos hospitais gerais, seja adultos ou pediátricos, e especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade.

Para serem considerados no levantamento, os hospitais precisam ter mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.

Critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados foram considerados para selecionar os hospitais.

Os 10 melhores hospitais públicos do país

A partir dessa lista de 100 hospitais, serão selecionados os 10 melhores hospitais do país, levantamento que será divulgado em maio, no Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. Agora, os hospitais listados serão ranqueados considerando a satisfação dos pacientes, o nível de acreditação dos serviços e informações de compliance fornecidas pelas instituições. Uma avaliação de eficiência também irá cruzar dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos.

Continua depois da publicidade

“Com essa premiação, buscamos reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país, bem como promover a melhoria contínua da qualidade e da eficiência dos serviços públicos de saúde prestados à população”, diz Rehem.

*Com informações de O Globo