nsc
    dc

    IOMANI ENGELMANN

    Setor de tecnologia catarinense está unido para criar soluções relacionadas à saúde

    Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) vem trabalhando em novas tecnologias de combate e prevenção à Covid-19

    03/07/2020 - 14h24

    Compartilhe

    Por Tech SC
    ACATE
    ACATE
    (Foto: )

    ioni
    (Foto: )

    A situação que a sociedade está enfrentando traz uma demanda cada vez mais evidente por tecnologias que auxiliam na prevenção e no combate ao coronavírus. A corrida para encontrar uma vacina contra a Covid-19 ainda não gerou resultados concretos, ainda teremos que conviver com essa situação por bastante tempo — porém, enquanto isso, recursos tecnológicos estão sendo os grandes aliados neste período instável, mostrando que, hoje, com a informação sendo difundida tão rapidamente, podemos minimizar os efeitos do vírus enquanto esperamos a cura.

    Essa crise, como nunca antes vista, demonstrou a importância de um ecossistema bem organizado e de uma sociedade que trabalhe em conjunto com as autoridades políticas em busca de soluções. Com a pandemia, o governo regulamentou a telemedicina, uma tecnologia que torna possível que os cidadãos não precisem se dirigir às unidades de saúde, preservando a própria exposição e a dos demais. 

    Essa é uma discussão que já estava presente há bastante tempo, porém não era prioritária. Isso mostra que todas as esferas do poder público precisam estar conectadas, não deixando a população de fora, evitando que seja necessário mais uma crise para trazer à tona uma necessidade que já existia.

    Antes mesmo da chegada da Covid-19 no país, as empresas de Santa Catarina já trabalhavam para encontrar novas formas de atuar no combate ao vírus, tanto diretamente, com a realização de novas formas de testes, como indiretamente, evitando a contato físico entre as pessoas. Muitas das soluções que se procura no mundo agora, o estado tem à sua disposição. 

    Com soluções e iniciativas que passam pela criação de ventiladores mecânicos por impressão 3D, tecnologia para testes em massa, nanopartículas, sistemas de rastreamento, sistemas de ozônio, aplicativos que emitem alertas para as pessoas lavarem as mãos, entre outras, viemos sendo referência no quesito de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

    > Fortalecimento e união do setor de tecnologia para transformação social

    Assim, aperfeiçoando ou atendendo os pacientes, obtendo maior controle dos dados para a tomada de decisões estratégicas e orientando uma sociedade como manter a saúde. A força e a integração do ecossistema catarinense usam isso. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas