Considerado o animal peçonhento mais perigoso do país, o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) tornou-se um pesadelo urbano no Brasil. Com um veneno de alta toxicidade capaz de levar ao óbito, este aracnídeo não ataca apenas por instinto, mas sua capacidade extrema de adaptação às cidades e a reprodução acelerada na primavera e no verão colocam milhões de famílias em alerta máximo todos os anos.

Continua depois da publicidade

Pouca gente sabe, mas o escorpião-amarelo é o grande responsável pela maioria dos acidentes graves e mortes registrados por escorpiões em território nacional. Sua preferência por climas quentes e úmidos faz das cidades brasileiras o habitat perfeito para uma expansão que parece imparável.

Quais os sinais que há escorpião amarelo por perto?

Antes de tudo é importante saber que eles preferem locais que ofereçam alimento, abrigo e proteção para se reproduzirem. Por isso eles gostam de áreas com entulhos. Se perto da sua casa existem áreas com entulhos, tente resolver ou falar com os responsáveis.

O primeiro sinal é encontrar corpos estáticos das presas desses escorpiões. Outros insetos ou pequenos animais picados por ele. Além disso, ele costuma trocar de exoesqueleto, em um processo chamado de ecdise. Ele então segue, deixando o exoesqueleto para trás.

Continua depois da publicidade

Características do Escorpião-Amarelo

Além disso, se você encontrar pedaços de insetos é bem possível que haja escorpião amarelo por perto. Ao notar esses sinais é importante prestar atenção em ambientes escuros, frestas, junções de portas, paredes, armários. Se você mora em casa também tome cuidado redobrado com o quintal.

“É importante fazer o controle e ter os cuidados necessários porque nós não conseguimos e nem podemos eliminar esses animais da natureza e dos meios urbanos. Os escorpiões desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos e devem ser preservados, mas medidas preventivas devem ser tomadas para evitar a proliferação no meio urbano e os acidentes”, explica a bióloga e assistente técnica de pesquisa científica e tecnológica do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, Denise Maria Candido.

Você já encontrou algum escorpião-amarelo na sua casa ou sabe de algum caso recente no seu bairro?

Essas árvores frutíferas podem atrair cobras, escorpiões e até causar acidentes e conheça a cobra-de-cílios: a serpente que usa beleza como arma.

Continua depois da publicidade