
SC-108
Equipes avaliarão se medida ajudará a dar maior fluidez ao trânsito
O semáforo da rodovia Pedro Zimmermann (SC-108), no bairro Itoupava Central, em Blumenau, será desativado nesta quinta-feira (10). Conhecido por gerar filas nos dois lados da via, o dispositivo ficará apagado após uma reunião entre Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.
A sinaleira fica na região do Complexo da Mafisa, perto de um posto de combustíveis e do Colégio Dom Pedro I. Como não há movimento de estudantes pela suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, o desligamento foi tido como melhor opção para solucionar o gargalo próximo à Rua Guilherme Scharf.
A mudança não é definitiva, por enquanto. Será feita uma avaliação do comportamento do trânsito para analisar se a desativação será permanente. Caso as equipes da secretaria estadual e PMRv optem pela extinção do semáforo, uma botoeira será instalada para garantir a travessia segura dos pedestres no local.
No mês passado, ao noticiar o ínicio das obras de pavimentação asfáltica na Rua Guilherme Scharf, importante acesso ao complexo da Mafisa, o colunista Evandro de Assis levantou a discussão sobre o trânsito que se forma em torno dos semáforos. Com a liberação da Mafisa, a conversão à esquerda para quem sai da Guilherme Scharf deixou de fazer sentido. O acesso à BR-470 via 1º de Janeiro é opção melhor aos motoristas.