As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, que pela primeira vez terá apenas uma edição no ano, vão ocorrer entre os próximos dias 22 e 25 de janeiro. O calendário do programa foi definido por edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em ocasiões anteriores, houve uma edição por semestre. Agora, os candidatos do Sisu poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer a vagas em universidades públicas em cursos com início previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024.

O candidato não poderá escolher, no entanto, em qual semestre pretende iniciar a graduação. Isso caberá a cada universidade definir, com base na lista de classificação, que fará uso das notas do Enem.

Quem pode participar

Apenas estudantes que fizeram o Enem 2023 e não tenham zerado a redação na prova poderão concorrer no Sisu. Além disso, os treineiros do exame não poderão participar.

Continua depois da publicidade

Cada candidato poderá optar por concorrer a duas vagas, com prioridade a uma das duas. Haverá apenas uma chamada regular dos selecionados. Caso não seja convocado para nenhuma das opções, o estudante poderá optar por ser incluído na lista de espera de uma delas, no aguardo de vagas remanescentes. Se tiver sido selecionado na chamada regular, o aluno não poderá ir à lista de espera.

Todo o processo de inscrição e divulgação de resultados vai ocorrer a partir do site do Sisu. Apenas a etapa de convocação dos nomes das listas de espera ficará a cargo de cada universidade.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Sisu 2024 também terá novidades para atender à Nova Lei de Cotas: todos os candidatos irão disputar as vagas, a princípio, por ampla concorrência; quem não obtiver acesso por essa via e tiver direito às políticas afirmativas poderá então fazer uso da cota.

O objetivo da nova legislação é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior, de acordo com o MEC.

Continua depois da publicidade

Calendário do Sisu 2024

  • Inscrições: de 22 de janeiro às 23h59 de 25 de janeiro de 2024;
  • Resultados da chamada regular: 30 de janeiro de 2024;
  • Matrículas da chamada regular: 1º de fevereiro às 23h59 de 7 de fevereiro de 2024;
  • Prazo para pedir participação na lista de espera: 30 de janeiro às 23h59 de 7 de fevereiro de 2024;
  • Resultados das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade.

Leia mais

Ranking aponta 5 universidades de SC entre as mais empreendedoras do país; veja lista

Desafios de SC para aumentar alfabetização incluem política própria de aprendizagem

Destaques do NSC Total