O conceito de Slow Travel, viajar de forma lenta, se popularizou entre viajantes do mundo inteiro nos últimos anos e incentiva um estilo com mais tempo para relaxar e desacelerar, segundo o Ministério do Turismo.
Continua depois da publicidade
A ideia é simples: escolher menos pontos turísticos e focar no presente. Descansar em uma praia quieta, aprender a viver como os locais, ficar mais tempo em um destino e entender que é possível aproveitar uma cidade sem fazer roteiros corridos.
Na contramão do turismo tradicional, como o famoso mochilão, onde você passa poucos dias em cada país para conseguir o máximo de carimbos no passaporte possíveis, o slow travel faz o oposto.
Seguindo a filosofia do Slow Living, essa modalidade sugere abandonar as tecnologias e mergulhar na cultura local. É importante fazer um roteiro flexível e, se preferir, escolher um destino que forneça contato direto com a natureza. Aproveite o tempo para se desconectar das redes sociais e do ritmo frenético do cotidiano.
Continua depois da publicidade
Os melhores destinos para praticar esse modo de viajar são cidades pequenas, sem redes de hotelaria ou turismo em massa. Separamos 5 destinos que te convidam a imergir nesta experiência:
- Morro de São Paulo – BA: Vilarejo baiano onde o tempo passa devagar e não entram carros. As pessoas, paisagens e clima te convidam a apreciar o entorno diariamente
- Amazônia – AM: Com turismo de base comunitária, é a oportunidade perfeita de se conectar com a natureza e esquecer das redes sociais
- Urubici – SC: A Serra Catarinense, sobretudo no inverno, te insere em uma atmosfera acolhedora e diferente. Separe um tempo para aproveitar o clima frio em uma cabana afastada da cidade
- Chapada dos Veadeiros – GO: Desfrute das trilhas e paisagens exuberantes para desacelerar. Aproveite para observar as estrelas, já que é um destino conhecido pela visibilidade do céu.
- Ilha Grande – RJ: Mais uma cidade onde carros não entram e te convida a parar no tempo para observar o pacato cotidiano da ilha. Com águas cristalinas e comidas deliciosas, é uma ótima opção para passar longos dias.
Ao viajar com calma, você também reduz danos ambientais, apoia o comércio local e causa um impacto positivo. Além de contribuir com o meio ambiente, praticar o Slow Travel também te ensina a vivenciar o destino no seu próprio ritmo e propósito. Com informações da Casa Vogue e Gov*
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Pablo Brito
Já que você se interessou por esse tipo de assunto, talvez também possa gostar de saber que Sim, isso é São Paulo: as 5 ‘prainhas’ de rio que viraram o novo roteiro no estado.






