Apfelstrudel, ou Strudel de Maçã, agora é também um sabor de gelato em Pomerode, famosa cidade turística de Santa Catarina. A clássica sobremesa da gastronomia alemã inspirou o chef Heiko Grabolle a criar a receita em parceria com fornecedores.

Continua depois da publicidade

Criado na Europa há mais de 300 anos, o Strudel tornou-se onipresente na culinária germânica. Do alemão, a palavra quer dizer “redemoinho” — em referência à massa fina enrolada que abriga recheio, geralmente de frutas.

Chef no restaurante Biergarten Pomerânia e consultor da Gelato Show, no Centro, Heiko Grabolle desenvolveu em 2024 uma receita exclusiva de Apfelstrudel. A massa é recheada exclusivamente de maçãs, sem nozes, frutas secas ou outros acompanhamentos, como é comum encontrar no Sul do Brasil e também na Europa.

A novidade fez tanto sucesso que surgiu a ideia de levar a experiência do Apfelstrudel também para a gelateria.

— Os clientes gostaram tanto do sabor que recebemos muitas sugestões de fazer um gelato com a mesma receita. Então procuramos nosso fornecedor e reproduzimos a experiência de saborear o recheio do nosso Strudel, mas num gelato — explica Grabolle.

Continua depois da publicidade

O gelato artesanal de Apfelstrudel é servido em casquinha ou copinho, acompanhado de um biscoito decorado com a marca de Pomerode — o coração formado por linhas inspiradas na arquitetura enxaimel.