“Nós políticos temos que viver como vive a maioria e não como vive a minoria”, foi assim que Pepe Mujica refletiu sobre o exercício de ser político. O ex-presidente do Uruguai morreu nesta terça-feira (12) aos 89 anos.

Continua depois da publicidade

José Alberto “Pepe” Mujica Cordano foi um dos políticos de grande influência da América Latina nos últimos anos. Reconhecido como líder e pensador da esquerda, era carismático e chamava atenção por sua autenticidade.

Mujica nasceu em Montevidéu, no dia 20 de maio de 1935 e morreu sete dias antes de completar 90 anos. Na vida política teve uma trajetória de militância radical e lutou pela simplicidade e pelo compromisso social.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Como foi a vida política de Pepe Mujica?

Fez parte do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, um grupo guerrilheiro de esquerda que realizava ações armadas nos anos 1960, para distribuição de recursos aos pobres e contra a repressão do governo uruguaio da época.

O Uruguai também passou por uma ditadura militar entre os anos 1973 e 1985 e Mujica ficou preso por 15 anos. Foi submetido a longos períodos de isolamento, fugiu duas vezes da prisão, mas foi recapturado. A liberdade só veio em 1985 depois da anistia.

Com a redemocratização uruguaia, foi um dos fundadores do Movimento de Participação Popular (MPP), e se tornou grande nome da esquerda no país. Foi eleito presidente do Uruguai e governou de 2010 a 2015.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Durante seu governo ficou conhecido como o “presidente mais pobre do mundo”, pois doava parte de seu salário para projetos sociais e levava uma vida simples. Entre as principais ações do governo Mujica várias reformas progressistas foram feitas no Uruguai, como legalização de aborto, casamento igualitário e liberação da maconha.

Pepe Mujica foi casado com Lucía Topolansky, também ex-guerrilheira e senadora. Em 2024, foi diagnosticado com câncer terminal no esôfago e, após meses de tratamento, faleceu em 13 de maio de 2025, aos 89 anos.

Veja 10 frases marcantes de Pepe Mujica

Continua depois da publicidade

Leia também

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos