O atacante Alisson, que passou pelo Figueirense em 2024, está perto de ser anunciado como reforço do Sporting, de Portugal. A transação pode render uma compensação financeira ao clube Alvinegro por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA.
Continua depois da publicidade
Alisson foi emprestado ao Figueirense pelo Vitória no início da temporada passada, e foi um dos destaques do time no Campeonato Catarinense e na Série C. Na metade do ano, se transferiu para o União Leiria, da segunda divisão portuguesa, onde manteve as boas atuações.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
De acordo com o portal português A Bola, o Sporting negociou a compra de Alisson junto ao Vitória por cerca de 2.1 milhões de euros. Conforme a tabela de solidariedade da FIFA, o Figueirense tem direito a 0,5% desse valor – que deve ser dividido proporcionalmente entre o Furacão e o União Leiria, clubes que o atacante defendeu no ano em que completou o 22º aniversário.
Continua depois da publicidade
O Figueirense fica com a maior parte do valor, já que Alisson defendeu o Alvinegro por sete meses. O clube catarinense deve receber pouco mais de 6 mil euros, aproximadamente 38 mil reais, na cotação atual.
O Sporting ainda não anunciou oficialmente a contratação de Alisson. Caso a negociação seja confirmada, o Figueirense precisa solicitar o valor que tem direito junto à FIFA.
Caso se confirme, será a segunda vez na atual temporada que o Figueirense receberá valores financeiros oriundos do mecanismo de solidariedade da FIFA. Em janeiro, o Furacão recebeu cerca de 100 mil reais por conta da contratação do atacante Juninho pelo Flamengo.
Relembre a passagem de Alisson pelo Figueirense
Contratado por empréstimo junto ao Vitória no início de 2024, Alisson foi um dos destaques do Figueirense, formando dupla de ataque com Guilherme Pato. Em agosto, porém, gerou polêmica no clube.
Continua depois da publicidade
Alisson não se apresentou para treinar em algumas ocasiões, fazendo com que o Figueirense soltasse uma nota citando “falta de caráter” do atleta. Com o desgaste, rescindiu contrato com o Furacão e, logo em seguida, foi emprestado pelo Vitória ao União Leiria, de Portugal.
Ao todo, Alisson disputou 23 jogos, marcando seis gols. Pelo União Leiria, foram 18 partidas, balançando as redes também por seis vezes.
 
                            
                            




