nsc
    nsc

    Juntos por Santa Catarina

    Startup cria plataforma para lojistas e consumidores agendarem atendimentos e evitarem aglomerações

    Agendaki foi idealizado por profissionais da área de tecnologia de Santa Catarina, Ceará e França em parceria com o Cocreation Lab  

    16/04/2020 - 14h24 - Atualizada em: 16/04/2020 - 14h30

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Startup pré-incubada no Cocreation Lab cria plataforma para lojistas e consumidores agendarem atendimentos
    (Foto: )

    A abertura do comércio de rua nas maiores cidades de Santa Catarina tem gerado preocupação quanto à segurança de clientes e trabalhadores. Para ajudar a solucionar a questão, um grupo de profissionais participantes da pré-incubadora Cocreation Lab, em São José, se uniu para criar uma plataforma gratuita para agendamento de atendimentos. O Agendaki está na fase final de desenvolvimento e vai estrear em Florianópolis e São José, com apoio da Fecomércio SC na divulgação junto aos lojistas.

    — Diante do cenário que estamos enfrentando desde o primeiro caso da COVID-19 no Estado, o setor de comércio e serviços se viu diante de um desafio inesperado e urgente, tendo que repensar os seus conceitos de relacionamento com o cliente. Se antes pensávamos nas melhores formas de atendimento, prospecção e fidelização de clientes, hoje passamos a ter uma preocupação ainda maior com o fator da segurança em saúde. A inovação tecnológica desempenhará um papel fundamental em trazer ferramentas para essa nova realidade — comenta Renato da Silva Barcellos, superintendente da Fecomércio SC.

    O uso da plataforma será simples: basta o lojista se cadastrar gratuitamente e preencher um formulário com algumas especificações, como área da loja. Isso porque haverá uma recomendação de número máximo de clientes por fração de tempo - que pode ou não ser acatada pelo lojista. A fração de tempo poderá ser incluída pelo próprio comerciante, baseada no período médio que os clientes costumam ficar dentro da loja. Para os clientes, vai aparecer a informação de quantas pessoas podem ser atendidas no local a cada período.

    A ferramenta será adaptada às regras de cada cidade e às recomendações das autoridades para preservação da saúde. Em São José, por exemplo, a prefeitura liberou o comércio de rua, mas com limitação de 50% de ocupação da capacidade das lojas. Já em Florianópolis, a abertura do comércio de rua segue suspensa e os estabelecimentos autorizados devem limitar a entrada de um cliente a cada quatro metros quadrados, além de uma pessoa para cada atendente.

    Leia mais: Iniciativa estimula criança e jovens a desenvolverem soluções criativas contra a Covid-19

    — Agendando um horário, é possível evitar filas e aglomeração. Às vezes um estabelecimento até controla a quantidade de pessoas que estão lá dentro, mas quem fica impedido de entrar acaba gerando aglomeração na parte externa. Queremos ajudar a evitar perda de tempo e situações de risco à saúde”, explica Thaís Cardoso, uma das idealizadoras.

    Em um segundo momento, a ideia é que os clientes que acessarem a plataforma também possam ver as lojas que estão perto dele, para evitar deslocamentos desnecessários.

    Equipe tem profissionais de Santa Catarina, Ceará e França

    O Agendaki está sendo desenvolvido por Osmair Fuck, Gregório Bandeira (Blumenau) , Raiza Teles (Fortaleza), Thaís Cardoso (Balneário Camboriú), Laerte Souza (São José) e Lucas Fachini (França). Thaís, Lucas e Laerte se conheceram no país europeu, onde tiveram a ideia de criar uma iniciativa que impactasse positivamente o Brasil. Inspirados em ações similares que existem por lá, criaram a Menuzum, plataforma que revende produtos alimentícios que não foram vendidos no dia e que não podem ser reaproveitados no dia seguinte, como pães frescos, alimentos de buffets, entre outros. Atualmente, a Menuzum é um dos projetos participantes da pré-incubadora Cocreation Lab em São José, que ajuda a tirar ideias criativas do papel e é apoiada pela Prefeitura de São José, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, e pelo Sebrae.

    Por conta da quarentena, a equipe da Menuzum adiou algumas etapas do trabalho, e assim pôde reunir outros profissionais e se dedicar ao desenvolvimento do Agendaki, em parceria com o Cocreation Lab. Atualmente, a equipe tem apoio da Fecomércio SC na divulgação junto aos lojistas e busca mais parceiros Já há interessados em levar a plataforma de agendamento de atendimentos para cidades como Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. ​

    Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta.​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas