Uma receita que atravessa gerações é preparada de uma maneira especial em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, conhecida como a Capital Catarinense do Strudel. A sobremesa típica húngara é servida na 35ª Schützenfest e faz sucesso entre os visitantes da maior festa de atiradores do Brasil.
Continua depois da publicidade
O strudel é uma iguaria tradicional nas cozinhas dos descendentes húngaros, considerado o prato típico da culinária húngara de Jaraguá do Sul. Desde 2007, o município é reconhecido como a capital catarinense do prato típico.
Veja fotos do Strudel
Quem mantém a arte da culinária é a Associação Húngara de Jaraguá do Sul. Na 35ª Schützenfest, o valor do tradicional doce varia entre R$ 30 e R$ 35 e é perfeito para um café da tarde.
Receita do prato típico pode variar
Para chegar quentinho até quem deseja apreciar a receita, a massa do strudel precisa ser preparada e amassada da forma correta. Apesar das variações, os ingredientes principais são farinha, água e sal. Algumas preparações variam, entre doces e salgadas.
Depois, a massa descansa e precisa ser esticada até ficar bem fina, até quase ficar “transparente”, como mostra o vídeo mais abaixo. Após esticada, basta preencher com o recheio. Neste caso, de queijo ricota com um creme especial.
Continua depois da publicidade
Com a ajuda de um pano, o strudel é enrolado em seu formato tradicional e colocado em uma forma para então receber uma camada de cobertura e ser levado ao forno.
Veja o passo a passo da receita
*Sob supervisão de Leandro Ferreira








