O robô subaquático Ran desapareceu misteriosamente sob o gelo da Antártida, depois de descobrir uma paisagem glacial subaquática nunca antes vista. Não se sabe, agora, onde o equipamento da Universidade de Gotemburno, na Suécia, está. Os mapas criados por ele, no entanto, foram estudados e trazem revelações sobre o derretimento do gelo no Polo Sul do planeta. As informações são de O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O submarino foi implantado em 2020 para explorar a “geleira do Juízo Final”, uma das maiores concentrações de gelo do mundo. Em janeiro de 2024, no entanto, o equipamento perdeu o sinal e desapareceu, não sem antes deixar para trás mapas do que encontrou sob a geleira.
Continua depois da publicidade
Óvni em velocidade “supersônica” obrigou piloto da Gol a fazer manobra evasiva, anuncia FAB
Segundo a National Geographic, a missão de Ran era programada para mergulhar em uma cavidade na plataforma de gelo, percorrendo mais de mil quilômetros sob a geleira. Os dados obtidos pelo submarino revelaram que a geleira derrete mais rapidamente em áreas onde a corrente subaquática erode a base. Há também evidências de derretimento avançado em rachaduras no gelo.
Uma das descobertas mais surpreendes, no entanto, foi a paisagem subglacial com picos, vales e formações que parecem dunas de areia. Os cientistas da universidade sueca acreditam que estas formações ocorram por fluxos de água, influenciados pela rotação da Terra.
Continua depois da publicidade
As plataformas, segundo a National Geographic, são essenciais para a estabilidade das geleiras, atuando como barreiras que evitam o derretimento e o fluxo de gelo em direção ao mar. Sem elas, o gelo derrete mais rápido e pode aumentar o nível do mar.
Leia também
Fenômeno “Superlua azul”, que ocorre a cada dois anos, poderá ser visto no céu de SC; entenda
Continua depois da publicidade
“Maré torrada” transforma paisagem de cartão-postal de Itajaí
Inmet emite alerta de perigo devido à baixa umidade do ar; veja regiões afetadas em SC

