A novela Rainha da Sucata estreou em 1990, quando a Globo completava 25 anos. A trama veio depois de um grande sucesso que foi Tieta. Mesmo assim, não foi a antecessora o maior problema da novela, mas sim uma concorrente, que anos depois viria a ser um dos grandes sucessos da Globo.
Continua depois da publicidade
Em 1990, a TV Manchete exibiu a versão original de Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa, que a Globo não quis gravar. Foi o grande sucesso daquele ano, não em termos de audiência, mas em repercussão na mídia.
Pantanal e Rainha da Sucata não competiam, pois não eram transmitidas no mesmo horário. Mesmo assim, como a novela da Manchete alcançava uma audiência expressiva para uma novela fora da Globo, só se falava nela. A trama de Benedito chegava a marcar 40 pontos.
Com a construção da mídia, foi se criando a ideia de que Pantanal vencia a Globo e vencia Rainha da Sucata. Sobre isso, Silvio de Abreu deu uma entrevista para o livro “Biografia da Televisão Brasileira”.
Continua depois da publicidade
— As duas nunca concorreram, mas a imprensa só publicava comparações. Tinha noites que eu chegava aos 70 pontos de pico e mais tarde o Benedito atingia 40. Aí só falavam dele!
Anos depois, em 2022, a Globo fez o remake de Pantanal e marcou a primeira novela de sucesso da emissora no pós pandemia.
Rainha da Sucata: compare o elenco da novela 35 anos depois
Atrizes e atores de Rainha da Sucata que já morreram
Continua depois da publicidade















