A partir desta segunda-feira (27), os supermercados de Florianópolis terão que aferir a temperatura de clientes e funcionários antes de entrarem no estabelecimento. O decreto da prefeitura determina o uso de termômetros infravermelhos, os mesmos usados em aeroportos. A medida faz parte da estratégia para evitar o novo coronavírus. O desrepeito à norma pode acarretar multa e interdição.
Continua depois da publicidade
Os casos de pessoas com 37,8°C ou mais de temperatura serão informados ao Alô Saúde telefone 0800 333 323 para verificação de sintomas e outros encaminhamentos. A norma se aplica a supermercados de com área igual ou superior a 1.000m².
Saiba tudo sobre o novo coronavírus
De acordo com a Vigilância em Saúde, os estabelecimentos que desrespeitarem a norma podem ser penalizados com multa de até R$ 2.500 e/ou interdição.
A partir de quarta-feira (29), hotéis com capacidade igual ou maior a 20 quartos também precisam fazer a aferição de temperatura corporal dos clientes e funcionários, antes da entrada no estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Igrejas e templos religiosos, shoppings centers, centros comerciais e galerias, também se enquadram na regra. A prefeitura recomenda que estes espaços religiosos não utilizem ar condicionado e, sempre que possível, mantenham a ventilação com portas e janelas abertas.
