O surfista catarinense Vini Santos recebeu uma homenagem, na noite de sexta-feira (28), em solenidade no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Natural da Ilha de Santa Catarina, Vinícius dos Santos Figueiredo é referência mundial em ondas grandes. O manezinho iniciou sua trajetória no mar como guarda-vidas da Praia da Joaquina, em Florianópolis, mas foi na Praia da Vila (Imbituba), com a prancha do pai, que desceu sua primeira onda grande, aos 10 anos de idade.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Desde então, construiu uma carreira repleta de conquistas e pódios ao redor do mundo. Em 2022, surfou em Nazaré, Portugal, a maior onda da sua vida na remada, prancha que hoje está exposta no Museu Forte de São Miguel Arcanjo.
— A onda foi um momento muito especial, mas o caminho e o trajeto até ela tem um valor inestimável para mim. Eu sempre acreditei que o oceano é um espaço que tem que ser democrático. O mar é imenso e nós somos muito pequenos perante a imensidão dele — contou Vini no ato da homenagem.
Continua depois da publicidade
A ação foi realizada pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), em aclamação à vida do atleta.
— Essa homenagem é um reconhecimento ao talento, à trajetória e à inspiração que Vini leva para quem ama o surfe e para quem acredita na força da nossa gente — disse o deputado.
De lá pra cá, Vini dos Santos seguiu quebrando barreiras, inclusive no tow in surf, modalidade em que o atleta é rebocado por um jet ski para pegar ondas maiores e mais rápidas. Recentemente, chamou atenção do mundo ao descer uma onda estimada em cerca de 30 metros, o tamanho de um prédio de dez andares, colocando novamente Santa Catarina no mapa do surfe de alta performance.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão

