A blumenauense Suzana Nahirnei, de 29 anos, colocou o Brasil entre os cinco melhores do mundo no arremesso de peso nas Paralimpíadas de Paris-2024. A paratleta competiu na manhã desta quarta-feira (4) e atingiu a marca de 11,43 metros. O desempenho rendeu a ela a quinta posição na classe F46, para pessoas com deficiências nos membros superiores.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Após a prova, a blumenauense contou ter ficado ansiosa antes do arremesso e relembrou a lesão recente no pé. Suzana ressaltou em vídeo nas redes sociais que está feliz com a experiência de ter disputado uma paralimpíada e que agora o objetivo é focar no que precisa ser melhorado de olho na próxima edição da competição mundial — em Los Angeles-2024.

Enquanto se dirigia ao local de entrevista, Suzana foi abordada por uma criança. A cena chamou a atenção da repórter e então a paratleta disse: “Eu quero ser inspiração para as crianças, que possam sonhar e querer chegar [aqui]. Isso é orgulho para mim”.

O ouro na prova de Suzana ficou com a americana Noelle Malkamaki, que quebrou o recorde mundial da prova, com 14,06m. A ucraniana Mariia Shpatkivska ficou com a prata com 12,35m, considerado um recorde europeu. A neozelandesa Holly Robinson completou o pódio, com a marca de 11,88m.

Continua depois da publicidade

Suzana é gigante

Suzana detém o recorde brasileiro na categoria, com 11,77 metros, e possui a terceira melhor marca do mundo, ficando atrás apenas de Noelle Malkamaki (EUA) e Holly Robinson (Nova Zelândia). Ela entrou para a história de Blumenau ao se tornar a primeira pessoa da cidade a garantir vaga em uma paralimpíada.

A jovem tem má-formação congênita no braço esquerdo e pratica atletismo há 12 anos. Em 2022, representou a Seleção Brasileira e, de lá para cá, virou figurinha carimbada entre as principais atletas do país na categoria. Em 2023, chegou a disputar o Campeonato Mundial de Para-Atletismo, conquistando a 6ª posição.

Ela bateu o recorde brasileiro e consolidou o desempenho até ser convocada para os Jogos.

Leia mais

Praia de SC vai ganhar mirante aberto ao público para observação de baleias

Fotos revelam futuro parque com praia artificial e toboáguas radicais em Balneário Camboriú

Destaques do NSC Total