O temporal que caiu sobre a região Norte de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (12), deixou dois moradores feridos e cerca de 45 desabrigados em Araquari. Já em Joinville, foram registradas ocorrências de deslizamento e enxurrada em alguns pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo informações da prefeitura de Araquari, os desabrigados são moradores das aldeias indígenas de Araquari, e dos bairros Volta Redonda, Areias Pequenas e Centro. Um abrigo foi aberto na Escola Estadual Almirante Boiteux enquanto equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Obras e Saúde trabalharam durante a madrugada para socorrer às famílias.
Ainda, duas pessoas ficaram feridas, devido aos destelhamentos, e foram encaminhadas para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. A chuva intensa de 56 milímetros, durou cerca de uma hora, também causou pontos de alagamento na cidade. Conforme a prefeitura, cerca de 400 metros de lonas foram fornecidos para as famílias que tiveram danos nos telhados das casas.
As aulas foram suspensas no Centro de Educação Infantil Cinderela e no CEI Pequeno Anjo.
Continua depois da publicidade
Temporal causou alagamentos em cidades do Norte de SC
Chuvas causaram deslizamento e enxurrada em Joinville
Em Joinville, choveu cerca de 61 milímetros em uma hora, com rajadas de vento de 52 quilômetros por hora. As regiões Sul e Noroeste da cidade foram as mais atingidas. Segundo a prefeitura, a chuva causou diversos pontos de alagamento em algumas ruas.
Ainda de acordo com a prefeitura, uma ocorrência de deslizamento foi atendida pela equipe da Defesa Civil na Rua Cidade de Luziânia, no bairro Itinga. O material desceu nos fundos da casa, mas não chegou a atingir o imóvel. Além disso, na Rua Samuel Figueiredo, também no bairro Itinga, uma moradora acionou a Defesa Civil por conta de uma enxurrada que estava invadindo o terreno dela.
O Plano de Contingência da Defesa Civil de Joinville foi elevado para o nível Amarelo pelo risco de novas ocorrências relacionadas à chuva forte, acompanhada de vento, possibilidade de granizo, alagamento e enxurrada. O alerta é válido até sexta-feira (14).
Continua depois da publicidade
A orientação da Defesa Civil é que, em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil pelo 199 ou os Bombeiros Voluntários no 193.
Leia também
Homem passa mal após ficar exposto ao sol e morre em Joinville




