Cruzar o mundo em um barco a vela pode parecer loucura. Ainda mais em uma competição esportiva, em que cada segundo contra o relógio pode definir o vencedor. As dificuldades impostas pelos oceanos e a pressão por resultados fazem da The Ocean Race a maior e mais famosa regata do planeta. Uma corrida de barco com um percurso de quase 60 mil quilômetros, separadas em sete etapas, chamadas de pernas pelos competidores.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A largada será neste domingo, dia 15, às 12h, em Alicante, na Espanha. Santa Catarina receberá a 3ª perna. Em abril, as cinco equipes dos barcos Imoca atracarão em Itajaí.

A etapa catarinense vem depois do momento mais desafiador aos velejadores. Eles cruzarão o mundo, saindo da Cidade do Cabo, na África do Sul. Nos anos anteriores, uma parada na Austrália aliviava o trajeto. Dessa vez, eles viajarão direto da África até o Brasil. Será o maior percurso de uma perna na história da regata: 23.613 quilômetros.

Continua depois da publicidade

– É um sentimento mágico, porque eles cruzam o mundo, passam pelo Cabo Horn e quando chegam no Brasil é como se estivessem no paraíso. Temos uma longa história com o Brasil e com Itajaí. A etapa de Itajaí é muito organizada, um bom trabalho feito localmente. Estou ansioso para chegarmos lá – destacou o presidente da The Ocean Race, Richard Brisius.

Richard Brisius, presidente da The Ocean Race (Foto: Duna Filmes, Divulgação)

Em Alicante, durante a última semana, milhares de pessoas passaram pela vila da regata. Inclusive os catarinenses Thiago Menezes e Iris Freitas Medeiros. Thiago já havia visitado a prova em Itajaí. Mas, pela primeira vez conseguiu acompanhar o evento na Espanha.

– É a formula 1 dos eventos náuticos, aqui só tem os melhores mesmo. Eles passam por mares extremamente revoltos. É muito legal de acompanhar – comentou Menezes.

Continua depois da publicidade

– Estou achando sensacional. É legal ver o começo da prova. Esse marzão aqui me tirou o folego, essa cidade é sensacional. Vale a pena – completou Iris.

A missão de cuidar do planeta

Os velejadores das cinco equipes da categoria Imoca que cruzarão o mundo vão lutar contra o relógio. Mas a tripulação de cada barco também tem uma missão especial. Ajudar a ciência a entender a situação dos oceanos. Em diversas partes do mundo eles coletarão amostras das águas para saber a temperatura do mar e também a quantidade de microplático presente na água.

Na edição europeia da The Ocean Race, em 2021, o relatório após a coleta das equipes revelou que nas 36 amostras coletadas, todas continuam microfibras de diversos produtos como roupas, plásticos e pneus de carro.

Continua depois da publicidade

Ana Moser assume o Ministério do Esporte, cita Blumenau e fala em “revolução”

Na regata de lançamento da The Ocean Race 2022-2023, também foi lançado o projeto The Blue Voice. Uma voz que vem dos oceanos para alertar o mundo sobre o que está acontecendo com a vida marinha na terra. O secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, esteve no evento e destacou as ações que a cidade faz para ajudar no projeto:

– Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a assinar com a ONU o tratado de eliminação do lixo marítimo. A gente vê esse evento como uma grande oportunidade para cumprir tudo isso e dar exemplo aos outros municípios de Santa Catarina.

Tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Catarinense 2023

Ao fim desta edição da The Ocean Race, um documento será levado a ONU com ações para que países consigam diminuir e eliminar a emissão de lixo marítimo. Todas as pessoas podem acompanhara elaboração do documento, como também ajudar a assinar a petição para que ele seja ouvido pela ONU através de um site especial.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo com a rota que os barcos percorrerão:

Leia também:

Primeira corrida noturna no Aeroporto de Florianópolis abre as inscrições

Catarinense Neuza Back é convocada para equipe de arbitragem da Copa do Mundo feminina

Ministra do Esporte, Ana Moser se emociona com foto do pai jogando contra Pelé: “Surpresa”

Destaques do NSC Total