As Helenas de Manoel Carlos fazem parte da história da teledramaturgia brasileira. O nome é reservado sempre para a protagonista das novelas de Maneco. Foram nove ao total e cada pessoa tem a sua preferida.
Continua depois da publicidade
Heroínas ou anti-heroínas, as Helenas de Manoel Carlos acima de tudo são humanas. Erram, acertam, fazem de tudo por seus filhos e para viver um romance. Cada uma tem suas características próprias, mas todas são unidas por uma em comum: são capazes de qualquer coisa por amor.
Nem toda Helena morou no Leblon. A de Felicidade morava no interior de Minas Gerais e só depois se muda para o Rio de Janeiro. Já a Helena de História de Amor morava no bairro Jardim Botânico, na cidade carioca. De Por Amor para frente, todas moraram no Leblon.
Protagonistas de Manoel Carlos são fortes e independentes
Apesar de a maioria ser uma mãe capaz de tudo por seus filhos, nem toda Helena teve filhos. A de Viver a Vida era modelo e não era mãe. A de Mulheres Apaixonadas não era mãe biológica, apenas adotiva, exatamente como a de História de Amor.
Continua depois da publicidade
Entre as atrizes que viveram as grandes personagens de Manoel Carlos, Lilian Lemmertz foi a primeira, em 1981, na novela Baila Comigo. Regina Duarte foi a recordista de Helenas, vivendo três delas, em História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida. Taís Araújo foi a Helena mais jovem e Julia Lemmertz viveu a última.
Relembre todas as Helenas de Manoel Carlos
- Helena – Baila Comigo (1981) – Lilian Lemmertz
- Helena – Felicidade (1991) – Maitê Proença
- Helena – História de Amor (1995) – Regina Duarte
- Helena – Por Amor (1997) – Regina Duarte
- Helena – Laços de Família (2000) – Vera Fischer
- Helena – Mulheres Apaixonadas (2003) – Christiane Torloni
- Helena – Páginas da Vida (2006) – Regina Duarte
- Helena – Viver a Vida (2009) – Taís Araújo
- Helena – Em Família (2014) – Júlia Lemmertz
Continua depois da publicidade
Qual a sua Helena de Manoel Carlos favorita? Vote na enquete
Relembre cada Helena de Manoel Carlos
Helena Seixas Miranda (Lilian Lemmertz)
Mãe de Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos), obrigada a abandonar um dos filhos por conta da origem humilde. Sente-se culpada por ter permitido que João Victor fosse levado por Quim (Raul Cortez). Ambiciosa, tem grandes sonhos para o futuro dos filhos. Casada com Plínio (Fernando Torres).
Helena de Sousa (Maitê Proença)
Bela mulher, aparentemente dócil e bastante voluntariosa, perseguindo seus objetivos com determinação. Tem uma corte de admiradores, como o poeta José Diogo (Marcos Winter) e o coveiro Chico Treva (Edney Giovenazzi), mas acha todos os homens de Vila Feliz muito provincianos e sonha mais alto.
É filha de Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista (Ariclê Perez) e irmã de Lídia (Monique Curi). Casa-se com o engenheiro agrônomo Mário (Herson Capri), mas a relação não dá certo. Sua grande paixão é Álvaro (Tony Ramos), mas no seu caminho está Débora (Vivianne Pasmanter), mulher do amado. Em um dos reencontros de Helena e Álvaro, a moça engravida de Bia (Tatyane Fontinhas Goulart).
Continua depois da publicidade
Helena Soares (Regina Duarte)
É a Helena mais gente como a gente de Maneco. Vive no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, dona de casa, cheia de amigas na vizinhança e sempre tem problemas com a filha Joyce (Carla Marins). Se apaixona por Carlos (José Mayer) e antes de ser feliz com ele precisa enfrentar Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral). Gosta de um café, uma cervejinha e um bom papo. Não era mãe de Joyce, mas sim tia, e isso só é descoberto no final da novela. Assumiu a menina como filha quando a irmã morreu.
Helena Viana (Regina Duarte)
Sem dúvidas a Helena mais inconsequente de todas. Regina Duarte viveu a Helena Viana, separada de Orestes (Paulo José) e que criou a filha Eduarda (Gabriela Duarte) com muitos mimos. A filha cresce, casa com Marcelo (Fábio Assunção) e tem problemas para engravidar.
Enquanto isso Helena se apaixona por Atílio (Antônio Fagundes) e os dois se casam, para delírio de Branca Letícia (Susana Vieira). Engravida ao mesmo tempo da filha e as duas vão junto para a maternidade. Eduarda tem complicações no parto e o filho dela morre horas depois de nascer.
Continua depois da publicidade
Obedecendo a um impulso desesperado, Helena troca os bebês e passa a tratar o filho como neto. O segredo só é revelado no final da novela, quando Atílio descobre que ela lhe negou o convívio com o filho e ainda o fez acreditar que ele tinha morrido. Escrevia tudo em um diário.
Helena Lacerda (Laços de Família)
A mais solar das Helenas. Vera Fischer foi a escolhida para interpretar uma Helena forte, independente, linda e que amava os filhos Fred (Luiggi Baricelli) e Camila (Carolina Dieckmmann). Conhece Edu (Reynaldo Gianechinni), muito mais jovem que ela, e os dois começam um namoro.
O tempo passa, Camila volta ao Brasil e nasce um amor entre ela e o namorado da mãe. Helena consegue lidar com isso. Ela passa a se envolver com Miguel (Tony Ramos). Camila fica doente, descobre que tem leucemia e Helena procura o pai biológico de Camila, Pedro (José Mayer), para engravidar dele e ter uma filha compatível e capaz de doar a medula para salvar a vida de Camila.
Continua depois da publicidade
Helena Moraes Ribeiro Alves (Christiane Torloni)
Professora de História e diretora de uma grande escola de segundo grau no Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido, Téo (Tony Ramos), e à cunhada, Lorena (Susana Vieira). É casada com Téo, há mais de 15 anos, e com ele adotou Lucas (Victor Curgula).
Mesmo sendo uma mulher confiante e segura, Helena passa por uma fase de incertezas e dúvidas quanto à sua felicidade. Seus questionamentos sobre a vida conjugal ganham força quando ela reencontra César (José Mayer), ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo.
A protagonista, então, separa-se do marido. No decorrer da novela, descobre que Lucas é filho legítimo de Tony e Fernanda (Vanessa Gerbelli). É irmã de Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam).
Continua depois da publicidade
Helena Camargo Varella (Regina Duarte)
Médica obstetra que, quando a novela começa, vive uma crise no casamento com Greg (José Mayer). Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. Com ela moram a fiel empregada Lídia (Thalita Carauta) e o filho de uma ex-empregada, o jovem Salvador (Jorge de Sá), que ela praticamente adotou após a morte da mãe.
No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo (Marcos Paulo), de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena se defronta com um dilema grave quando Nanda (Fernanda Vasconcellos) dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Apegada ao bebê, ela adota a menina.
Helena Toledo Ribeiro (Taís Araújo)
Filha de Edite (Lica Ribeiro) e Oswaldo (Laércio de Freitas), irmã de Sandra (Aparecida Petrowki) e (Michel Gomes). Top model de renome internacional. Está no auge da carreira, aos quase 30 anos. Criada em Búzios, balneário do Rio de Janeiro, foi para a capital ainda na adolescência, onde iniciou sua carreira.
Continua depois da publicidade
Mora em um simpático apartamento com a amiga Ellen (Daniele Suzuki). Como modelo, viajou o mundo, morou em vários países e conquistou estabilidade financeira. A maturidade precoce a colocou no centro da família.
Teve dois romances marcantes, mas sempre colocou a carreira em primeiro plano. Durante um desfile em Búzios, conhece Marcos (José Mayer) e se encanta com seu cavalheirismo. Ao longo da trama, envolve-se também com Bruno (Thiago Lacerda).
Helena Fernandes Machado (Júlia Lemmertz)
Filha de Ramiro (Oscar Magrini) e Chica (Natália do Vale). É leiloeira e uma mulher com personalidade forte. Na juventude, viveu uma história de amor com seu primo Laerte (Gabriel Braga Nunes).
Continua depois da publicidade
Irmã de Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli), Helena nasceu em Goiânia, mas mudou-se para o Rio de Janeiro para esquecer de seu passado com o ex-noivo.
Casada com Virgílio (Humberto Martins), sofre ao ver a filha Luiza (Bruna Marquezine) namorar o flautista Laerte. Apesar dos conflitos familiares, termina a trama ao lado de Virgílio e Luiza.
Quatro atrizes viveram as Helenas jovens nas novelas
Em duas novelas, a personagem Helena apareceu em fases diferentes da vida, mais jovem. Em Laços de Família, os flashbacks serviam para contar a história de amor de Helena e Pedro, quando primos, vivendo no interior do Rio Grande do Sul. Lilian Mattos e Adressa Koetz viveram a personagem quando jovem.
Continua depois da publicidade
Já em 2014, as Helenas jovens de Em Família foram vividas por Julia Dalavia e Bruna Marquezine. Bruna voltou na fase seguinte, mas como filha de Helena.
 
                             
                        
                        







