O papa eleito na tarde desta quinta-feira (8), Robert Prevost, que escolheu o nome Leão XIV, fez a primeira aparição oficial como líder da Igreja Católica por volta das 14h20min.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Emocionado e discreto, Prevost fez com que a multidão da Praça São Pedro explodisse em aplausos.
Robert Prevost é o primeiro papa americano e se chamará Leão XIV
— A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, […] todos os povos, toda a Terra, que a paz esteja com vocês — começou o discurso.
Continua depois da publicidade
O novo pontífice fez menção à última fala de papa Francisco, no domingo de Páscoa, um dia antes de morrer, no dia 21 de abril.
— Guardamos ainda nos nossos ouvidos a fala corajosa de papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua benção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa. Permitam-me dar prosseguimento aquela mesma benção: Deus nos ama. Deus ama a todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Sem medo, juntos e de mãos dadas com Deus, prossigamos. Cristo nos precede. O mundo precisa de sua luz — disse.
No discurso, ele passou uma mensagem como a que o papa Francisco liderou:
— Nos ajudem a construir pontes, com diálogos, com encontro, todos juntos, um único povo. Obrigado, papa Francisco!
Ele fez parte do discurso em espanhol, agradecendo à “querida diocese de Ticão, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo compartilhando sua fé e deu tanto para continuar sendo uma igreja fiel a Jesus Cristo”. Apesar de ser norte-americano, parte de sua trajetória na Igreja começou no Peru. Ele foi missionário no país por mais de 10 anos, durante o governo Fujimori.
Continua depois da publicidade
— A todos vocês, irmãos de todo o mundo, queremos ser uma igreja que avança, que busca sempre a paz, a caridade e busca sempre estar próxima principalmente daqueles que sofrem — afirmou o pontífice.
Ele solicitou que as pessoas rezassem com ele, pedindo graças à Maria, “nossa mãe”. A multidão o acompanhou na reza de “Santa Maria”.
Papa Leão XIV faz seu primeiro discurso
Prevost foi eleito o novo papa nesta quinta-feira
Robert Prevost foi eleito o novo papa nesta quinta após conseguir pelo menos dois terços dos votos durante o conclave. O anúncio foi feito por volta 13h08 na varanda da Basílica de São Pedro, quando o protodiácono Dominique Mamberti proclamou as palavras tradicionais: “Habemus Papam” (Temos um papa, em latim).
Continua depois da publicidade
O anúncio do novo pontífice segue uma tradição quase inalterada há séculos. O responsável por pronunciá-la é o cardeal protodiácono, cargo atualmente ocupado pelo francês Dominique Mamberti.
A duração média dos últimos 10 conclaves foi de 3,2 dias, e nenhum durou mais de cinco. Os conclaves que elegeram o Papa Bento XVI, em 2005, e o papa Francisco, em 2013, foram concluídos em dois dias.
Quem é Robert Prevost?
Robert Francis Prevost, nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, Estados Unidos e tem 69 anos. É um prelado americano da Ordem dos Agostinianos que tem desempenhado papéis importantes dentro da Igreja Católica.
Ele entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez seus votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982, após concluir o Mestrado em Divindade no Catholic Theological Union em Chicago.
Continua depois da publicidade
Como foi o conclave
O conclave, evento mais sigiloso do mundo para eleger um novo papa, começou na última quarta-feira (7). Por volta das 11h30min, eles realizaram orações na Capela Paulina e saíram em procissão até a Capela Sistina, onde as portas foram fechadas com o início das votações.
Na Praça São Pedro, cerca de 45 mil fiéis aguardavam pela fumaça na chaminé. Foi somente às 16h, duas horas depois do previsto no cronograma do Vaticano, que a primeira fumaça preta tomou conta do céu do Vaticano.
No primeiro dia de votação, os cardeais não chegaram a um consenso sobre o nome escolhido e a votação seguiu para o segundo dia. Na quinta-feira (8), a segunda votação do conclave começou às 5h (horário de Brasília) e nenhuma fumaça foi liberada, indicado que ainda não havia um novo líder da igreja Católica.
Às 7h do mesmo dia, a Capela Sistina liberou a segunda fumaça preta do conclave com o fim da terceira votação. Foi às 13h que a tão esperada fumaça branca foi emitida e revelou que um novo papa havia sido escolhido.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Quem é Robert Francis Prevost, norte-americano eleito o novo papa da Igreja Católica





