Dois trabalhadores ficaram feridos após serem atacados por um enxame de abelhas enquanto trabalhavam em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu durante a tarde de quarta-feira (24).
Continua depois da publicidade
Era por volta de 14h quando os bombeiros militares foram acionados para atender a ocorrência na Rua Álvaro Soares Machado, bairro Industrial I. Segundo os socorristas, os homens faziam uma manutenção em altura quando foram atacados. Não foi detalhado o tipo de serviço realizado por eles.
No local, foi verificado que uma das vítimas, um homem de 25 anos, tinha recebido mais de cem ferroadas, distribuídas por diversas partes do corpo. A segunda vítima, um homem de 20 anos, também apresentava múltiplas ferroadas.
Ambos receberam atendimento pré-hospitalar (APH) no local e foram conduzidos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas para avaliação médica e demais cuidados necessários. Todas as guarnições envolvidas utilizaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo a segurança da equipe durante a operação.
Acidentes com abelhas
Conforme o Ministério da Saúde (MS), acidentes por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da injeção de toxinas através do aparelho inoculador, ou seja, o ferrão de abelhas. Entre os 5 principais tipos de acidentes por animais peçonhentos, o acidente por abelhas é o único que não possui um soro específico para o tratamento no Brasil, porém há estudos acerca de sua produção. O tratamento varia de acordo com a gravidade das manifestações e sintomas apresentados.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o MS, o quadro de intoxicação varia pela quantidade de veneno aplicado e pela susceptibilidade em relação a uma reação alérgica ao veneno. Um indivíduo pode ser picado por uma a milhares de abelhas. No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica, o choque anafilático. No caso de múltiplas picadas pode decorrer uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, até mesmo fatal.
As manifestações clínicas podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas. As reações tóxicas locais decorrentes da picada de abelhas estão associadas à dor, edema e eritema. Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno inoculada. Nesse caso, os sintomas são pruridos, rubor, calor generalizado, pápulas, placas urticariformes, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas ou vômitos, cólicas abdominais e broncoespasmos. Em casos mais graves pode ocorrer choque, insuficiência respiratória aguda, rabdomiólise e injúria renal aguda.
Leia também
Abrigo animal de Joinville tem dívida de R$ 40 mil e faz pedido à comunidade
Quem era a mulher que morreu em acidente na BR-101 em Joinville
Sobrevivente de chacina em Joinville tem melhora e será ouvida pela polícia

