nsc
nsc

Dica do parceiro

Clube NSC: mantenha seu treino em dia no inverno com as dicas da Better You Academia

O instrutor da Better You Academia, João Paulo Ramos, explica que manter a rotina de exercícios é fundamental durante o frio

10/07/2021 - 15h20

Compartilhe

Iuri
Por Iuri Barcellos
Pessoas usando mascara malhando na academia
Sócio do Clube NSC tem 10% de descontonos planos da academia. O benefício não se aplica nas modalidades Hot Yoga, Power Ballet, Boxe e Yoga Light
(Foto: )

Com a diminuição da temperatura, sair de casa para praticar exercícios físicos se torna uma tarefa mais complicada. Conforme o instrutor físico, João Paulo Ramos, que atua há dois anos na Better You Academia, quatro dias parados equivalem a perda de 10 dias de treino. Em um conversa com o Clube NSC, o profissional dá dicas de como manter o treino e o ritmo do corpo durante a estação mais fria do ano.

A Better You Academia é parceira do Clube NSC e disponibiliza aos sócios desconto de 10% nos planos - o benefício não se aplica às modalidades Hot Yoga, Power Ballet, Boxe e Yoga Light. O Clube NSC é a plataforma de vantagens mais completa de Santa Catarina, já que conta com um time de mais de 500 parceiros, que oferecem aos sócios benefícios e descontos que variam em até 50%, em diferentes segmentos. Se você ainda não é sócio do clube e quer aproveitar as vantagens, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina. Confira a conversa a seguir:

Por que se perde massa muscular de forma mais rápida do que se obtém?

Tudo é questão fisiológica. Cada pessoa tem um tempo para obter resultados diferentes e a resposta não será a mesma para todos. Fisiologicamente falando, de forma geral quatro dias parados equivalem a 10 dias de treino perdido. No retorno, a resposta fisiológica aos treinos perdidos demora um pouco mais, pois o nosso corpo se adapta de forma muito rápida ao “destreino”. já que é mais tranquilo. É mais simples ficar na inércia do que manter o treinamento com dispêndio energético. O resultado do treino é mais demorado e não se deve parar durante o inverno. Durante essa estação o ar fica mais seco, a solicitação energética do nosso corpo é maior por causa do resfriamento, tendemos procurar outras maneiras de aquecer nosso corpo. Realizando o treino, aumentamos as trocas gasosas e desenvolvemos um ambiente muito melhor para nosso corpo prevenir doenças, por exemplo.

Pessoas de máscara na academia
À direita, João Paulo Ramos é instrutor e personal trainer da Better You Academia há mais de dois anos
(Foto: )

O que são exercícios calístenicos e como praticar?

São práticas de exercícios físicos que se utilizam de qualquer espaço e objetos disponíveis. Por exemplo, se no espaço tem uma barra, utilizamos o objeto para executar exercícios de sustentação. E é assim para qualquer item que dê para fazer exercícios isométricos. Todos são formas de calistenia, até mesmo os bancos da cidade podem ser utilizados para fazer exercícios de calistenia. A questão é colocar o corpo à prova, utilizar o ambiente para mover o corpo. Dá para treinar dentro de casa, nos parques, na avenida. Na nossa cidade tem diversos pontos com academias à céu aberto, então também dá para utilizar esses locais. Até mesmo durante o período em que não podíamos sair de casa por causa da pandemia, as cadeiras, sofás, espaço de sacada, tudo foi utilizado para fazer exercícios calistênicos.

Há práticas de exercícios físicos especiais para o inverno?

Nosso corpo durante o inverno precisa ficar bem aquecido, não há algo específico para estação. Tem alguns exercícios que aumentam o batimento cardíaco, como corrida, sentar e levantar, corrida estacionária, entre outros. Todos esses são formas de aquecer o corpo. O treino, ou formas de exercícios que não estejam inseridos no cotidiano de cada um, de qualquer maneira vai aumentar o batimento cardíaco e, consequentemente, a temperatura do corpo. Então, qualquer exercício que tire a pessoa da inércia é bom.

Então o importante é aumentar a frequência cardíaca?

Há pesquisas sobre essa questão de aumento do batimento cardíaco. Tudo o que se faz para sair da inércia é um benefício. O importante é aumentar a frequência do batimento cardíaco, que está associada ao aquecimento corporal, já que aumenta a irrigação sanguínea e, consequentemente, há um ganho da troca gasosa. Hoje, muita gente trabalha sentada, então, mesmo não gostando de academia, dá para treinar em casa, pode-se utilizar o sofá e até mesmo a cadeira. Em nosso país a obesidade tem aumentado bastante, dessa forma tudo o que sai desse cotidiano parado coloca o corpo à prova. Principalmente no inverno, pois também colocamos nosso sistema imunológico à prova. As pessoas devem fazer algo que gostem para manter a rotina e não desistir, ainda mais durante essa estação.

Colunistas