A proteína é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois participa do crescimento, da recuperação e da manutenção dos músculos, tecidos e órgãos. Sem contar que ela está envolvida na produção de hormônios e anticorpos.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária recomendada de proteína para adultos saudáveis é de 0,8 grama por quilo de peso corporal, podendo variar conforme o perfil da pessoa.

Embora o peito de frango grelhado seja uma fonte clássica de proteína, com cerca de 32 gramas a cada 100 gramas, ele não é o único alimento com esse nutriente e não precisa ser consumido de forma isolada.

Há outras opções com maior teor proteico, que ainda oferecem um conjunto mais amplo de nutrientes importantes para a saúde.

Continua depois da publicidade

Antes de continuar, veja as 5 frutas ricas em proteína que você nem imagina

1. Lombo de porco assado

Com 35,6 gramas de proteína por 100 gramas de carne, o lombo de porco assado é uma grande opção para substituir o peito de frango.

De acordo com o Food Struct, o lombo de porco possui mais vitamina B1, selênio, vitamina B2 e vitamina B12 que o peito de frango.

Na prática, isso significa que a carne suína é melhor para favorecer o metabolismo energético, fortalecer o sistema nervoso e contribuir para a produção de células vermelhas do sangue

Continua depois da publicidade

Porém, é preciso se atentar à quantidade de consumo, já que essa carne de porco contém três vezes mais gordura saturada do que o peito de frango.

2. Atum

Com 34,7 gramas de proteína por 100 gramas de carne, o atum também é uma ótima alternativa ao peito de frango. 

Segundo o Chicken of the Sea, esse peixe possui nutrientes que não estão presentes ou são encontrados em quantidades muito menores na carne do frango, principalmente ácidos graxos ômega-3, vitamina B12 e selênio. 

Continua depois da publicidade

Isso significa que ele pode ser uma opção melhor para quem busca melhorar a saúde do coração, fortalecer o cérebro e reduzir processos inflamatórios no organismo.

3. Moela de frango cozida

A moela e o peito de frango têm um teor proteico comparável, com 100 gramas de moela cozida contendo cerca de 28 gramas de proteína. 

A quantidade da moela pode ser inferior, mas ela é apontada por diferentes nutricionistas como uma substituta viável ao peito de frango. 

Continua depois da publicidade

Isso porque ela possui menos gordura e é uma excelente fonte de ferro heme, além de ser rica em zinco, selênio e vitamina B12, que são importantes para a imunidade, memória e prevenção da fraqueza.

Por Vitoria Estrela

Conheça também o petisco barato que tem mais proteína que o ovo (e ainda baixa o colesterol).