A Copa América de vôlei masculino 2025 começará nesta quarta-feira (25) e vai até 29 de junho. Equipes do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Venezuela se enfrentam no ginásio Divino Braga, em Betim (MG). A Seleção Brasileira contará com jogadores convocados para a Liga das Nações (VNL) 2025.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), por estarem com os principais jogadores na disputa da VNL, a Seleção Brasileira disputará o torneio com atletas das seleções sub-23, sub sub-26 e adulta.
O oposto Sabino, o ponteiro Paulo e o central Geovane não viajaram para a segunda etapa da VNL 2025 para disputarem a Copa América com a seleção de novos como plano da comissão técnica para o seu desenvolvimento. Os jogadores continuam convocados e podem ser utilizados nas próximas etapas da Liga das Nações.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
— Dentre esses atletas, alguns tiveram a experiência de treinamento com o grupo principal que está disputando a Liga das Nações, como o Paulo e o Sabino, por exemplo — explicou Jorge Bichara, Diretor Técnico da CBV.
Continua depois da publicidade
A preparação dos jogadores foi realizada no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Saquarema Enel Brasil (RJ), e foram selecionados pelo técnico da seleção sub-26, Fabiano Ribeiro, o Magoo, que comandará o Brasil na Copa América.
— A Copa América é o início da temporada 2025 da seleção de novos. Nosso objetivo é colocar um número maior de atletas em jogos e competições de nível internacional, dar rodagem e analisar esses jogadores nessas situações — completou o diretor.
Confira os atletas que farão parte da Copa América de Vôlei 2025
- Levantadores: Bieler e Gustavo
- Opostos: Sabino e Samuel
- Ponteiros: Léo Lukas, Gabriel, Amorim e Paulo
- Centrais: Geovane, Witallo, Pedrosa e Pietro
- Líberos: Luiz Ricardo e Matheus Pássaro
O ponteiro Paulo será o capitão da seleção na competição. Um dos destaques da Superliga masculina 2024/2025, ele participou dos treinos do técnico Bernardinho na seleção adulta.
Continua depois da publicidade
O que é e como funciona a Copa América de vôlei
Realizada pela Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV), a Copa América de Vôlei tem organização da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB). A edição deste ano marca o retorno, depois de duas décadas, da Seleção Brasileira ao ginásio Divino Braga, a última vez foi em 2004.
A classificação da competição funciona com pontos corridos, em que as equipes se enfrentam em turno único e quem somar mais pontos garante o título.
Os jogos masculinos acontecerão de 25 a 29 de junho, enquanto os femininos ocorrem entre 2 e 6 de julho. Cada competição terá dez partidas.
Confira a programação dos jogos masculinos
Quarta-feira (25/06)
- Chile x Peru – 17h
- Brasil x Venezuela – 20h
Quinta-feira (26/06)
- Argentina x Venezuela – 17h
- Brasil x Peru – 20h
Sexta-feira (27/06)
- Argentina x Chile – 15h
- Peru x Venezuela – 18h
Sábado (28/06)
- Argentina x Peru – 13h
- Brasil x Chile – 16h
Domingo (29/06)
- Chile x Venezuela – 13h
- Brasil x Argentina – 16h
Leia também
Confira os jogos da segunda etapa da VNL masculina 2025
Oposto do Brasil mira em recorde de velocidade na Liga das Nações de Vôlei 2025
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão