As rotas gastronômicas do Sul brasileiro geram a conjunção perfeita para quem ama viajar e comer. A região Sul do Brasil é uma das regiões que mais recebeu imigrantes europeus, como alemães, poloneses, italianos e ucranianos, além da proximidade de países como Uruguai e Argentina. Toda essa influência de culturas diferentes ajudou a moldar a gastronomia sulista em algo único no Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesse sentido, confira alguns dos roteiros mais visitados:
A rota da cerveja (SC)
O estado de Santa Catarina é conhecido pela sua produção de cervejas artesanais dos mais variados tipos, como IPA, Stouts, Strong Ale, Pilsners, etc. E um dos roteiros mais indicados para os amantes dessa bebida é a rota da cerveja, passando por cinco cidades diferentes, que são:
- Blumenau
- Ibirama
- Brusque
- Gaspar
- Guabiruba
Continua depois da publicidade
Essas cinco cidades formam o principal roteiro cervejeiro do estado, também conhecido como Vale Europeu Catarinense, devido à forte influência alemã na região. Além das cervejas, todas as cidades oferecem autênticos restaurantes de comida alemã para acompanhar as degustações.
Trilha dos vinhos (RS)
Para quem busca uma rota gastronômica no Sul brasileiro e ao mesmo tempo vinhos refinados e paisagens bucólicas, a trilha do vinho no Rio Grande do Sul é o destino certo. A região da cidade de Bento Gonçalves é conhecida mundialmente pela qualidade de produção das vinícolas nacionais.
As cidades que devem ser visitadas na trilha dos vinhos são:
- Bento Gonçalves
- Garibaldi
- Monte Belo do Sul
A grande influência italiana na região, aliada ao solo e clima perfeitos para cultivos de uvas, faz com que os visitantes se sintam na própria Itália, cercados por montanhas, vinhos e massas oferecidos pela região.
Litoral Paranaense (PR)
O estado do Paraná é um dos maiores produtores de peixes de cultivo do Brasil, em especial de tilápias. Além disso, o estado é o que possui a maior miscigenação de cultura indígena na gastronomia entre os três estados do Sul brasileiro, criando uma mistura de sabores inconfundíveis.
Continua depois da publicidade
O principal prato da gastronomia paranaense é o barreado, prato típico da cidade de Morretes, no litoral do estado, de origem açoriana. O prato é feito com um ou mais tipos de carne bovina temperada com cebola, alho, pimenta, e cozida até desmanchar. Depois de cozida, a carne é misturada à farinha de mandioca até chegar a uma consistência firme, servida com arroz e banana-da-terra fatiada.
Para quem quer degustar o autêntico barreado, é possível fazer um aluguel de SUV em Curitiba e dirigir de forma confortável por 50 quilômetros até a cidade de Morretes, para apreciar a iguaria paranaense.
Veja fotos da rota gastronômica do Sul do Brasil
Leia mais
Seis gastronomias internacionais que você precisa conhecer
Sous-vide: conheça a técnica culinária e saiba como preparar alimentos utilizando o método