As Eliminatórias da Concacaf se encerraram nessa terça-feira (18). Com o fim do torneio, foram definidas mais três seleções que estarão presentes na Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Continua depois da publicidade
As melhores seleções do mundo, segundo a FIFA
Panamá, Haiti e a estreante Curaçao garantiram vaga na Copa do Mundo do ano que vem. A última, inclusive, tirou o posto de Cabo Verde de menor país da história a disputar a competição.
Jamaica e Suriname, por serem os dois melhores segundos colocados, se classificaram para a repescagem, que acontece em março de 2026.
Na rodada decisiva, o Panamá garantiu sua classificação graças à vitória por 3 a 0 sobre El Salvador, já que entrou na rodada empatado em pontos com o Suriname. Derrotado pela Guatemala, por 3 a 1, o Suriname ficou em segundo, com nove, e foi à repescagem. A seleção panamenha volta à Copa do Mundo oito anos depois da única participação, na Rússia, em 2018.
Já no Grupo B, Curaçao segurou o empate sem gols fora de casa contra a Jamaica, adversária direta pela vaga. Com o resultado, o menor país da história das copas confirmou a primeira colocação do grupo, com 12 pontos, um à frente dos jamaicanos.
Continua depois da publicidade
Outra reviravolta aconteceu no Grupo C: o Haiti estava atrás de Honduras no saldo de gols, mas tomou a liderança com a vitória por 2 a 0 sobre a Nicarágua, em casa, chegando aos 11 pontos, contra nove dos hondurenhos, que ficaram no empate sem gols com a Costa Rica, fora. A seleção haitiana volta à Copa depois de 52 anos, já que disputou a Copa uma única vez, na Alemanha, em 1974.
Com os três países anfitriões (Estados Unidos, México e Canadá), a Concacaf terá um número recorde de participantes na competição.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão






