nsc
hora_de_sc

Balneabilidade

Três pontos da Beira-Mar Norte estão próprios para banho em Florianópolis, diz IMA

Nova análise de balneabilidade apontou melhora na situação da Beira-Mar. Até a semana passada apenas um dos três pontos estava próprio

23/01/2020 - 13h40 - Atualizada em: 23/01/2020 - 13h41

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Beira-Mar Norte
(Foto: )

Os três pontos da Beira-Mar Norte em Florianópolis que passam por análise sobre a qualidade da água tiveram resultados positivos em amostras desta quarta-feira (22), e receberam classificação de "próprios para banho" pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (23) e mostra a melhora especialmente em dois pontos que até então estavam impróprios: na altura do bolsão da Casan e perto da Rua Altamiro Guimarães. O primeiro ponto analisado, na altura da Praça Esteves Júnior, já vinha apresentando resultados positivos desde os primeiros dias de 2019.

O IMA considera que a praia pode ser própria para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água. Na última análise, o ponto próximo ao bolsão da Casan apresentou 75 coli, enquanto o ponto em frente a Praça Esteves Junior apresentou 41 coli e o ponto perto da Rua Altamiro Guimarães apresentou 146 coli por 100 mililitros.

A Beira-Mar Norte passou a ter resultados de balneabilidade positivos em setembro do ano passado, após aproximadamente seis meses de despoluição. Os três pontos chegaram a ficar próprios para banho simultaneamente, mas depois passaram a oscilar nos últimos meses. A análise desta quarta-feira é a primeira do verão com todos os pontos próprios.

Colunistas