Nos dias de calor, chega a dar água na boca se imaginar abrindo uma cerveja geladinha. A pilsen é a escolha favorita dos brasileiros, como indica um levantamento da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que aponta que ela é dona de 90% do mercado de bebidas alcoólicas do país. Pertencente ao estilo das Lagers, a bebida chama a atenção por ser leve, fácil de tomar e com baixo teor alcoólico, podendo ser harmonizada com diversos pratos da gastronomia nacional.

Há pouco mais de dois anos, uma nova forma de consumir cervejas pilsen se popularizou no Brasil: o duplo malte. Esse termo refere-se à composição das bebidas, já que o malte — derivado da cevada e de outros grãos — é o principal ingrediente na produção da bebida. Quando uma cerveja é rotulada “duplo malte”, isso significa que ela é feita com uma variedade maior de malte, o que pode resultar em uma textura mais rica e sabor mais pronunciado.

A combinação dos maltes é  responsável por intensificar o sabor das cervejas artesanais, já que o uso de diversos insumos pode gerar um sabor mais interessante. O resultado disso, quando uma cerveja é pilsen, é uma bebida que mantém o equilíbrio e a leveza, mas que também proporciona uma experiência mais robusta e encorpada.

Aos paladares que estão começando a experimentar o universo da cerveja, as pilsen feitas com uma receita mais complexa podem ser ideais, já que elas abrem portas para provar outros sabores.

MILLEBIER foi além

A Cervejaria MILLEBIER, de Joinville, inovou nas receitas de cerveja e foi além dos dois maltes. Com uma matéria-prima importada, a receita é Triplo Malte, ou seja, conta com a combinação de três insumos diferentes para construir um sabor único. Com receitas exclusivas, a marca conta com todas as características apreciadas pelo público — leveza, amargor e sabor que agrada a todos os paladares. 

(Foto: Divulgação)

Sabor diferenciado

A combinação dos três maltes agrega ao produto características positivas, a exemplo de cor dourada brilhante e uma espuma mais densa e estável. O principal diferencial é o sabor, que é encorpado e ganha notas de panificação além de um leve aroma de mel. 

Na hora de harmonizar, a Triplo Malte da MILLEBIER é bastante flexível. A cerveja combina com carnes, frutos do mar, sopas e petiscos, como a batata e o aipim fritos. 

Empresa começou como um hobby

Com o objetivo de resgatar a tradição joinvilense na fabricação de cerveja, a MILLEBIER tem a qualidade como regra. Mas, o que hoje é uma empresa consolidada e de renome, teve o seu início como um hobby, durante a pandemia. Com os primeiros rótulos confeccionados, a marca vendia as cervejas de uma forma rústica, na caçamba de um carro, através de uma campanha intitulada “Pega e vaza”.

Hoje, a MILLEBIER é composta por quatro sócios, que empregam aproximadamente 60 pessoas. Em 2023, segundo a apuração da empresa, a expectativa de faturamento foi de R$ 7,5 milhões. 

Continua depois da publicidade

Mais de 200 mil litros de cerveja ao mês

Desde 2022, a MILLEBIER conta com uma fábrica exclusiva para a fabricação de cervejas, localizada em frente ao Perini Business Park. O espaço conta com uma capacidade de produção de 200 mil litros ao mês — capacidade que pode ser aumentada até quatro vezes. Já no ano passado, a empresa focou em ampliar a equipe comercial para que a cervejaria pudesse estar presente em todas as regiões de Santa Catarina. 

Como uma forma de homenagear as pessoas que já passaram pela marca, os 16 fermentadores que estão em funcionamento na fábrica foram batizados com nomes especiais, que de alguma forma participaram da MILLEBIER. Diante desse objetivo, no mesmo ano, também firmou contrato de investimento com a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação. 

Produção tradicional e de qualidade

Como foco da atuação, a produção da MILLEBIER segue alguns processos tradicionais alemães — o que significa que a empresa preza pela qualidade dos ingredientes, inclusive, das cervejas triplo malte. Atualmente, a cervejaria de Joinville possui renome nacional, o que é fruto de um trabalho que iniciou no primeiro mestre cervejeiro da marca, que trouxe sua expertise de outra cervejaria tradicional brasileira, a Antarctica. 

Hoje, a MILLEBIER possui dez rótulos em seu portfólio, dois deles premiados nacionalmente:  American Lager e a Belgian Blond Ale. As duas cervejas receberam as certificações de ouro e prata, respectivamente, no Festival Nacional da Cerveja 2022, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Diferenciais inovadores

A Millebier investe em novas estratégias para posicionar a marca como inovadora no mercado. Um deles é o Delivery de Chopp, e também bares e restaurantes, além dos exclusivos da marca. Ele conta com um cartão para o autoatendimento, o que permite ao cliente escolher a medida e o gosto que desejar da própria cerveja. 

Além disso, a empresa está presente em supermercados com aproximadamente 350 pontos de venda na região norte, litoral e Vale do Itajaí.  Hoje, conta ainda com um espaço gastronômico, a Cervejaria MILLEBIER Marquês, e deve inaugurar em breve o novo Espaço MILLEBIER, na Associação Desportiva Embraco, que recebe mais de 40 mil pessoas por semana. 

Em outubro do ano passado, a empresa investiu no lançamento da MINI MILLE, uma embalagem do tipo Growler PET com 355ml. 

Quer saber mais sobre os rótulos da Millebier? Acesse o site da marca e conheça-os.