O município de Treze Tílias enfrentou fortes tempestades nesta segunda-feira (29), com chuvas intensas, granizo, enxurradas, alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Casas, comércios e vias públicas foram atingidos, deixando a população em situação de alerta.
Continua depois da publicidade
Em razão dos danos, a Prefeitura decretou situação de emergência em todo o município. A Defesa Civil municipal iniciou a avaliação dos prejuízos, que já são considerados de grande monta e ainda estão sendo detalhados.
O que o decreto de emergência autoriza?
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, coordenados pela Secretaria de Administração e Finanças e pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, para atuar na resposta imediata ao desastre, reabilitação das áreas afetadas e reconstrução da cidade.
Além disso, poderão ser convocados voluntários e promovidas campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para auxiliar as famílias atingidas e facilitar as ações de assistência à população.
Em situações de risco iminente, autoridades e agentes de defesa civil poderão acessar residências para prestar socorro ou determinar evacuação, bem como utilizar propriedades privadas, garantindo indenização posterior em caso de danos.
Continua depois da publicidade
Para agilizar as ações de resposta, o decreto prevê que compras de bens e contratação de serviços essenciais possam ser feitas sem licitação, respeitando a legislação, com prazo máximo de um ano para conclusão das obras e serviços, vedada a recontratação de empresas ou prorrogação de contratos.
O decreto entrou em vigor nesta segunda-feira (29) e terá validade de 30 dias, período em que a Prefeitura e os órgãos de defesa civil estarão totalmente mobilizados para minimizar os impactos do desastre e atender a população afetada.
Chuva em Treze Tílias deixou cidade embaixo d’água
Treze Tílias registrou uma chuva torrencial que provocou enxurrada nesta segunda-feira (29). Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força da água, que tomou conta das ruas e as transformou em “rios”.
Veja vídeo
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
O prefeito da cidade, Cuco Ansiliero (PP), gravou um vídeo na noite desta segunda em que fala sobre a atuação do município diante dos estragos. Segundo ele, há vários desalojados no município, comércios que foram invadidos pela água e casas atingidas. Felizmente, não houve feridos.
— Ocorreu uma chuva torrencial muito forte aqui. A gente não tem a medida correta. Temos uma rua interditada aqui, na saída pra Água Doce, na frente do campo Estrela. E a Casan tá fazendo seus trabalhos aí também por causa da água. E alagou muito a cidade. Eu acho que do tempo que eu estou aqui, que eu convivo, que eu entendo a cidade, foi a maior enchente que aconteceu até hoje — destaca.
Os Bombeiros Voluntários de Treze Tílias atuaram evacuando famílias de casas com riscos. O prefeito destacou que um treinamento foi feito junto à Defesa Civil estadual, e por isso o município estava preparado para atuar na situação e proteger a população.
— Houve muitas perdas materiais, mas felizmente, como eu coloquei antes, não houve nenhuma fatalidade, nada. O trabalho foi feito, muitas pessoas ficaram ilhadas, os bombeiros tiveram que agir naquele momento, mas deu tudo certo. Então força, nós somos mais fortes do que isso. A nossa cidade é forte, guerreira — afirmou.
Continua depois da publicidade











