A possibilidade de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitar o Brasil em breve foi levantada durante a reunião entre o líder americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (26), que ocorreu na Malásia. A informação foi revelada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que afirmou que Trump disse que “admira o Brasil, gosta imensamente do país e do povo brasileiro”.
Continua depois da publicidade
De acordo com o chanceler, os dois líderes estabeleceram a necessidade de visitas recíprocas entre os dois países. Este foi o primeiro encontro oficial entre Lula e Trump para discutir o assunto e o primeiro desde a breve conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.
— O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro — disse Vieira.
Vieira afirmou que o encontro foi “muito positivo” e “alegre até”, com avanço nas negociações das tarifas aos produtos brasileiros e nas sanções contra autoridades do país com a aplicação da Lei Magnitsky.
— Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo — afirmou.
Continua depois da publicidade
Lula classificou reunião como “ótima”
Em uma rede social, Lula disse que os líderes discutiram “de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral” durante a reunião que começou às 4h40 deste domingo e foi concluída após 50 minutos.
“Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu na legenda de uma foto em que aparece sorrindo com Trump ao lado.

