Para quem cresceu na região do bairro Fortaleza, em Blumenau, é o fim de uma era. O chamado túnel do Dorow, na Rua Samuel Morse, começou a ser desmontado na semana passada para dar lugar ao novo viaduto da BR-470. A obra faz parte dos trabalhos de duplicação da rodovia e pode ser entregue antes do previsto inicialmente. Agora, a expectativa do DNIT é que a liberação aos motoristas ocorra em dezembro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

As placas que formam o túnel estão sendo desparafusadas e removidas (veja nas fotos abaixo). Em paralelo, as equipes estão concretando as estruturas que servirão de passagem. Essa etapa deve continuar por todo o mês de outubro. Em novembro, o lançamento de vigas e últimos detalhes anteciparão o fim do serviço, previsto para dezembro. Antes, o prazo de entrega era para o primeiro semestre de 2025, mas se tudo continuar no ritmo que está, os condutores terão acesso ao novo trecho do KM 47 ainda neste ano.

Isso significará alívio para quem circula pela região. Com a BR interditada, o acesso tem sido feito pelas marginais desde o fim do primeiro semestre deste ano, o que por si só já trava o fluxo. Nas últimas semanas, a troca de asfalto na Rua Francisco Vahldieck tem complicado ainda mais a situação, exigindo paciência redobrada dos moradores.

Veja como está a obra

Continua depois da publicidade

Como será o novo viaduto?

Conforme o projeto do DNIT, o viaduto que substituirá o túnel será maior, com duas pistas (até então a passagem era em mão única, com controle semafórico). Na saída e entrada, rotatórias levarão os motoristas ao bairro ou à BR-470, da mesma forma que ocorre no viaduto ao lado, próximo à empresa NS (no antigo prédio da Dudalina). Confira na imagem:

Leia mais

Fim de ano em SC traz mês chuvoso, La Niña e risco de eventos extremos, diz previsão

Destaques do NSC Total