A União Europeia (UE) não vai “renegociar” o acordo de divórcio firmado com o Reino Unido – advertiu nesta segunda-feira a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, na véspera de uma votação crucial do Parlamento britânico sobre o pacto.

Continua depois da publicidade

“Temos um acordo sobre a mesa (…) Este acordo é o melhor e o único possível. Não vamos renegociar. Nossa posição não mudou”, disse Mina à imprensa, garantindo que, para Bruxelas, “o Reino Unido abandonará a UE em 29 de março”.

A porta-voz também se referiu a uma conversa, no domingo passado, entre o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre a situação atual.

Depois da aprovação, em 25 de novembro, por parte dos presidentes europeus do acordo negociado entre Londres e Bruxelas durante 17 meses, este texto se encontra em fase de ratificação, sendo combatido por um Parlamento britânico hostil.

Continua depois da publicidade

Os partidários de um Brexit duro no Reino Unido consideram que o acordo faz concessões inaceitáveis a seus 27 sócios europeus e querem que May peça uma renegociação durante a cúpula europeia ordinária prevista para quinta e sexta-feiras, em Bruxelas.

Hoje, em sua chegada para a reunião de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas, o espanhol Josep Borrell garantiu que este é “o melhor acordo que podem obter”.

* AFP

Destaques do NSC Total