nsc
dc

Educação

UFSC fica entre as melhores universidades do Brasil em ranking internacional

Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, e Ciências da Vida e Medicina foram as áreas mais bem avaliadas

04/03/2021 - 08h56

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
UFSC
A UFSC foi destaque nas áreas de Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, e Ciências da Vida e Medicina
(Foto: )

A Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada na análise de instituições de ensino superior em todo o mundo, classificou a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) como uma das melhores universidades do Brasil em diversas áreas. A empresa divulgou nesta quarta-feira (3) os resultados do QS Subject Ranking, que anualmente avalia quais são as melhores universidades em 51 diferentes áreas do conhecimento, divididas em cinco grupos principais.

A UFSC foi destaque nas áreas de Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, e Ciências da Vida e Medicina. A instituição é a quinta melhor federal e a nona melhor universidade do país (incluindo particulares) em Artes e Humanidades, com Língua Inglesa, Literaturas, Arquitetura e Linguística em destaque.

Em Engenharia e Tecnologia, a UFSC é a terceira melhor federal e a sexta melhor do Brasil, especialmente em Engenharia Elétrica, Eletrônica e Química. Já em Ciências da Vida e Medicina, a universidade é a sexta entre as federais e a nona no ranking geral, destacando as áreas de Agricultura e Sivicultura.

> Pesquisas sobre Covid-19 colocam UFSC em destaque durante a pandemia

Cada uma das 1453 universidades, de 85 diferentes lugares do mundo, foi avaliada com base em quatro indicadores: reputação entre os acadêmicos; reputação entre os empregadores globais; número de citações de pesquisa por artigo (em cada assunto específico); além do chamado "índice H", que mede a produtividade e o impacto de cada cientista ou acadêmico publicado em uma universidade. Mais de 13,9 milhões de artigos inéditos, que somaram cerca de 81 milhões de citações, foram avaliados para o QS Subject Ranking.

Colunistas