Talvez você já deva ter visto um vídeo daqueles de expectativa e realidade. Foi com esse sentimento que sai hoje da praia pública de Al Wakrah, na cidade de Al Wakrah, no Catar. Pelas redes sociais, imagens de tirar o fôlego e uma praia com certo movimento. Na realidade, um local de acesso ruim, já que o entorno está em obras, e uma praia completamente deserta.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Cheguei no local perto das quatro horas da tarde, com o sol já se pondo. No espaço público da praia, apenas duas famílias, e muito vento. Sem nada para mostrar por ali, decidi sair. E aí tomei meu primeiro susto no Qatar: uma ventania gigante.

Levantou areia e junto com o sol já se escondendo, parecia cena de filme. Aquelas em que a tempestade de areia começa a chegar e o mocinho não tem para onde correr. Ainda bem que o motorista de aplicativo chegou rápido.

Abertura da Copa: Confira local, horário e atrações da cerimônia no Catar

Continua depois da publicidade

Al Wakrah Souq Waqif e o encontro com brasileiros

Diferente da badalada e iluminada Doha, Al Wakrah é uma cidade mais simples. O próprio Souq Waqif, o mercado público daqui, é muito diferente do de Doha. Em Doha, luxo e muitas lojas. Quase uma em cima da outra, já em Wakrah, bastante espaço. Poucas pessoas, mas tudo decorado para a Copa do Mundo.

Os preços são bons. Muito mais baratos que a área da Corniche, a beira mar de Doha. Um café expresso, que na Corniche pode passar dos 10 reais, em Wakrah estava por 7,50. Para comer, lanches a partir dos 15 reais já matavam a fome. Em uma das barraquinhas, um vendedor indiano me deu um suco de morango, de graça. Aqui as pessoas são bem amigáveis.

No passeio pelo mercado, encontrei um casal de brasileiros, que mora em Doha há quatro anos. Alex e a Danile me explicaram que a essa receptividade é o que encanta por aqui.

— Aqui as pessoas são desse jeito. Um país muito bom para criar uma família, sem violência. É o que a gente espera. A cidade está bem mais movimentada, pessoal quer tirar foto com você. É só você sair com a camisa do Brasil. É muito bacana — explicou o mecânico de aeronaves.

Continua depois da publicidade

Estou confirmando na pele o que o Alex me falou. No nosso uniforme da NSC, carregamos uma bandeira do Brasil. E, todos que conseguem ver a bandeira passam pela gente e falam “Brasil!”

Nos próximos dias muitos brasileiros chegarão ao Qatar para ver a estreia da nossa Seleção. E, quando isso acontecer, todos vão poder sentir esse carinho do povo asiático.

Souq Waqif, o mercado público de Al Wakrah
Souq Waqif, o mercado público de Al Wakrah (Foto: Carlos Rauen, NSC)

Destaques do NSC Total