Universidades de Santa Catarina cancelaram as aulas presenciais nesta terça-feira (9) devido ao alerta vermelho de grande perigo para a formação de um ciclone extratropical que pode atingir o Estado até a próxima quarta-feira (10). Mais cedo, o Governo do Estado suspendeu as aulas na rede estadual de ensino, assim como mais de 70 prefeituras, que cancelaram as atividades no ensino infantil e fundamental.
Continua depois da publicidade
Quais universidades suspenderam ou flexibilizaram as aulas devido ao alerta ciclone?
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) suspendeu;
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) flexibilizou;
- Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), exceto Câmpus Araranguá e Criciúma, suspendeu;
- Univille Joinville suspendeu;
- Unisul suspendeu aulas presenciais e manteve de forma remota.
UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais estão suspensas. A decisão considerou o calendário acadêmico, com orientação para que os professores “reagendem eventuais atividades avaliativas previstas para o dia de amanhã e informem aos estudantes”.
“Apenas os serviços essenciais deverão ser mantidos. Nos campi fora da sede, a decisão sobre o funcionamento ficará sob responsabilidade da direção de cada unidade. A UFSC reforça seu compromisso com a segurança de toda a comunidade universitária e recomenda que todas e todos sigam as orientações da Defesa Civil”, informou a universidade.
Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) disse que as atividades serão flexibilizadas, com autorização para que os servidores exerçam o trabalho de forma remota. No caso dos centros da Udesc em todo o Estado, a gestão da universidade informou que “a decisão sobre alterações nas atividades acadêmicas e administrativas cabe às direções-gerais, com base na realidade de cada unidades”.
Continua depois da publicidade
“A Udesc orienta que todos acompanhem as atualizações dos órgãos oficiais e priorizem a segurança neste período crítico”, escreveu, em nota.
IFSC
As aulas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram suspensas em todos os campus, exceto nos Câmpus Araranguá e Criciúma, devido ao alerta de ciclone. Nestes locais, as atividades serão mantidas, mas novos comunicados poderão ser emitidos ao longo do dia.
Uma reunião do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), inicialmente prevista para ocorrer na terça-feira, será realizada na sexta-feira (12), das 8h30 às 12h, de forma on-line. Trabalhadores terceirizados, com exceção dos vigilantes, também devem permanecer em casa.
Univille
A Univille também cancelou as aulas presenciais no Colégio Univille, na graduação e na pós-graduação, tanto no período matutino quanto no vespertino, na Univille Joinville.
Continua depois da publicidade
“A decisão foi adotada priorizando a segurança de estudantes e famílias, considerando as recomendações da Defesa Civil estadual e da Defesa Civil de Joinville”.
Unisul
Com o alerta de ciclone, as aulas presenciais na Unisul também foram canceladas, passando a ser realizadas de forma remota, ou seja, on-line.







