A fruta-do-monge é típica da China, mas já é conhecida no Brasil por funcionar como adoçante natural sem calorias. Pesquisadores descobriram que a fruta da família das cucurbitáceas possui vários compostos bioativos que podem ser bons para a saúde. Além de substituir o açúcar, estudos indicam que ela também tem antioxidantes, metabólitos vegetais e aminoácidos que estão associados à redução da inflamação.
Continua depois da publicidade

Nativa do sul da China, a fruta-do-monge ou Luo Han Guo (Siraitia grosvenorii) é muito usada no país há séculos tanto como alimento quanto como remédio natural. Isso atraiu a atenção da comunidade científica que passou a investigar seus compostos naturais.
Essas descobertas foram publicadas no Journal of the Science of Food and Agriculture e a pesquisa se concentra nos compostos químicos específicos presentes na fruta. Segundo o artigo publicado, a casca e a polpa possuem uma mistura rica de antioxidantes.
Continua depois da publicidade
Metabólitos presentes na fruta-do-monge chamaram atenção dos pesquisadores
A principal conclusão da pesquisa foi a descoberta dos metabólitos secundários. São substâncias químicas naturais das plantas que desempenham papel importante na defesa do organismo. Os três principais tipos presentes na fruta-do-monge são os terpenoides, flavonoides e aminoácidos.
Os terpenoides são estudados por serem antioxidantes que podem diminuir a inflamação do corpo. Os flavonoides são pesquisados por atuarem contra os radicais livres e estão associados à melhora da saúde do coração e metabolismo. Os aminoácidos são capazes de auxiliar na reparação dos músculos e também são estudados por sua relação com funções ligadas à imunidade.
Como comprar fruta-do-monge no Brasil?
No Brasil é muito difícil encontrar fruta-do-monge in natura. A maioria das opções é em adoçantes naturais já prontos, mas pode ser adquirida na internet congelada ou em forma de extratos naturais líquidos.
Continua depois da publicidade
