A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7) em Santa Catarina. Nesta primeira fase, a campanha prioriza 3,3 milhões de pessoas, incluindo idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes e pessoas com condições crônicas. A meta é imunizar, ao menos, 90% delas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Dia D, sábado de mobilização estadual para vacinação, está programado para 10 de maio. Após essa data, a ideia é liberar o imunizante para todos os cidadãos acima dos seis meses de vida.

A vacina contra influenza de 2025 contém cepas da H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e outros pontos definidos pelos municípios.

A Secretaria de Saúde fez um apelo para que a população busque se vacinar. O intuito é evitar a sobrecarga nos hospitais.

Continua depois da publicidade

— A vacina é segura e já consolidada no calendário vacinal. Com a imunização de boa parte da nossa população, com certeza iremos superar mais um período difícil que se aproxima, que é a época das síndromes respiratórias agudas — declarou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Quem faz parte do grupo prioritário

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas e quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Vacina contra influenza de 2025 contém cepas da H1N1, H3N2 e B (Foto: SES, Divulgação)

Como funciona a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. O governo de SC ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Continua depois da publicidade

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo do imunizante é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.

Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1), e 128 pessoas acabaram morrendo por causa do vírus.

Neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano.

Leia também

SC teve 7,7 mil ocorrências de violência em escolas em 2024