nsc
santa

H1N1

Vacinação contra a gripe em Blumenau começa na segunda-feira 

Nos primeiros dias, agentes aplicarão as vacinas em idosos internados e em casas de repouso, além de profissionais da saúde

20/03/2020 - 18h59

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Campanha seguirá até o dia 23 de maio
Campanha seguirá até o dia 23 de maio
(Foto: )

Blumenau começa na segunda-feira (23) a vacinação contra a gripe (influenza A). Entre segunda e quarta-feira (25), agentes da Secretaria Municipal de Saúde irão até casas de repouso e hospitais para imunizar idosos internados e profissionais da saúde. A partir de quinta-feira (26), os demais idosos poderão procurar as salas de vacinação da cidade, mas a prefeitura divulgará maneiras para isso ocorrer sem aglomerações. A ideia é não tornar a vacinação contra o H1N1 uma possibilidade de proliferação do coronavírus.

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​

A organização deve ser divulgada ao longo da semana. A ideia é evitar que os mais de 30,5 mil idosos - quantidade que a prefeitura espera vacinar neste primeiro mês de campanha - se contaminem com o novo coronavírus nas unidades de saúde. Blumenau possui atualmente 30 salas de vacinas em Ambulatórios Gerais e Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

- Gradativamente vamos informar como os demais idosos devem se vacinar. Não adianta eles saírem de casa para se proteger contra o H1N1 e levar o coronavírus para casa - alertou o prefeito Mário Hildebrandt.

Nos três dias da próxima semana, quatro equipes vacinarão o primeiro grupo. Conforme o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, a prefeitura divulgará regras para controlar a quantidade de idosos em postos de saúde. Ele ainda não detalha quais serão as medidas. No entanto, segundo Hildebrandt, até o dia 15 de abril, todos os idosos e profissionais da saúde, público-alvo neste primeiro momento, devem ser atendidos.

Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas