nsc
santa

Imunização

Vacinados com Janssen em Blumenau já podem tomar 2º reforço contra Covid-19; veja regras

Nesta semana houve liberação também da quarta dose para moradores entre 40 e 49 anos

01/07/2022 - 09h54 - Atualizada em: 01/07/2022 - 14h19

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Vacinas estão disponíveis nos Ambulatórios Gerais da Família e postinhos
Vacinas estão disponíveis nos Ambulatórios Gerais da Família e postinhos
(Foto: )

Quem iniciou o esquema vacinal contra a Covid-19 com a vacina da Janssen em Blumenau já pode procurar a terceira dose (a segunda de reforço). Esse público, que precisa ter mais de 18 anos, receberá o imunizante da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, já que da Coronavac não é indicada nestes casos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Veja as salas de vacina ativas na cidade neste link. Não é necessário agendamento, não importa a idade. De acordo com a prefeitura, a regra começou a valer oficialmente nesta sexta-feira (1º). 

Nesta semana houve liberação também da quarta dose para moradores entre 40 e 49 anos. Quem está nessa faixa etária e já tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses precisa marcar um horário para o novo reforço. A aplicação inicia na segunda-feira, dia 4.

Outros públicos

Na última quinta-feira, dia 23, o município recebeu novo quantitativo de vacinas contra a Covid-19. Desde esta segunda-feira, dia 27, os imunizantes estão disponíveis nos Ambulatórios Gerais da Família (AGF) e a partir desta quarta-feira, dia 29, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) passam a ofertar as vacinas.

Desde o início do mês de junho, os trabalhadores também já podem receber a segunda vacina de reforço (4ª dose) contra a Covid-19.

Primeira dose para pessoas acima de 5 anos: aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa, sem agendamento. Apresentar carteira de vacinação e documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais - conforme modelo disponível aqui.

Segunda dose: é destinada a pessoas que já receberam a primeira dose da vacina e estejam no prazo para a segunda dose. Estas pessoas, inclusive aquelas com a vacina atrasada, devem procurar uma das unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa, sem necessidade de agendamento. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Dose de reforço: é direcionada a pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses, sem necessidade de agendamento. No caso de gestantes e puérperas, o prazo para a dose de reforço é de quatro meses. 

Pessoas acima de 18 anos que iniciaram esquema vacinal com o imunizante da Janssen também já podem procurar as salas de vacina para receber a segunda dose de reforço (3ª dose), sem agendamento. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Quarta dose: é destinada a pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde que já receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses. Pessoas com idade de 40 a 49 anos devem agendar aplicação. A quarta dose também é destinada a pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses, para esse público há necessidade de agendamento. 

A relação das doenças contempladas está disponível aqui. É necessário apresentar declaração médica comprovando a condição. A aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa, sem agendamento.

Vacinação nos shoppings de Blumenau

A vacinação contra gripe e Covid-19 também ocorre em três shoppings da cidade. Pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar contra gripe e a aplicação da vacina contra Covid-19 está direcionada a pessoas acima de 18 anos.

O Neumarkt Shopping, excepcionalmente, também aplica vacinas contra Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e viajantes. A aplicação no Norte Shopping inicia neste sábado, dia 2 de julho.

Shopping Park Europeu

Segunda a sexta: 18h30 às 22h

Sábado: 10h às 17h

Domingo: 14h às 20h

Neumarkt Shopping e Norte Shopping

Segunda a sexta: 18h30 às 22h

Sábado: 11h às 17h

Domingo: 14h às 20h

Leia também

SC tem 11 das 50 melhores cidades do Brasil, aponta ranking; veja a lista

Senado aprova texto-base de PEC que amplia gastos a 3 meses da eleição

Instituições federais em SC sofrem mais um corte e perdem R$ 13,3 milhões

Colunistas