nsc
an

Alta demanda

Vacinas contra gripe estão em falta em Joinville e São Francisco do Sul

Grande procura da população fez estoques acabarem nos dois municípios

23/03/2020 - 15h30

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vacinas contra a gripe
Vacinas contra a gripe
(Foto: )

São Francisco do Sul suspendeu temporariamente a vacinação contra gripe e algumas unidades de saúde já estão sem vacinas nesta segunda-feira (23) em Joinville. O motivo foi a grande procura da população, que fez acabar com os estoques dos dois municípios. A recomendação agora é que as pessoas aguardem a reposição para a retomada da campanha de vacinação.

A Secretaria de Saúde de Joinville recebeu 13 mil doses da vacina contra a gripe, sendo 2,9 mil aplicações realizadas no último sábado (21) em trabalhadores da saúde. As cerca de 10 mil que sobraram foram praticamente esgotadas nesta segunda com o atendimento prioritário voltado aos idosos abrigados nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e idosos acamados.

O município precisa realizar a vacinação em 46 mil idosos de toda a cidade, mas já apresenta falta de vacinas em unidades básicas. A Secretaria de Saúde já solicitou ao Estado a reposição do material - o fornecimento é realizado pelo Ministério da Saúde. Enquanto não chegarem novos lotes, a recomendação do município é de que os idosos aguardem antes de sair em busca das vacinas.

Em São Francisco do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação para imunização contra a gripe está suspensa temporariamente porque as doses recebidas nesta primeira etapa da campanha acabaram nesta segunda-feira, também devido a grande procura.

Segundo o município, o Ministério da Saúde comunicou que as vacinas programadas para serem entregues ainda nesta semana sofreriam um atraso por questões técnicas e de logística. Com isso, a população precisa aguardar a chegada das novas vacinas para serem imunizadas.

Colunistas