O Parque Estadual da Serra Furada, entre Grão-Pará e Orleans, chama a atenção pelas formações rochosas no Sul de Santa Catarina. Com montanhas com topos pontiagudos, que fizeram o lugar ser conhecido como “Pirâmides Sagradas”, o local encanta turistas com paisagens deslumbrantes.

Continua depois da publicidade

Ao todo, são mais de 1,3 mil hectares com paisagens impressionantes da Serra catarinense. O local abriga formações rochosas como Rio do Rastro, Botucatu e Serra Geral, incluindo o monumento geológico da Serra Furada. O destaque fica para o Morro da Forquilha, com 1,5 mil metros de altitude.

Além da beleza, o parque tem uma grande importância ambiental, já que faz parte do corredor florestal atlântico brasileiro e abriga espécies raras e ameaçadas de extinção.

O local é refúgio de animais como jaguatiricas, pumas e aves endêmicas. Por isso, é um espaço de pesquisas voltadas para o campo da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Veja fotos do Vale das Pirâmides Sagradas em SC

Como e quando visitar

Turistas que visitam o vale das “Pirâmides Sagradas” podem fazer trilhas, acessar cachoeiras e conhecer áreas de preservação ambiental, entre outras atividades. A entrada no Parque Estadual da Serra Furada é gratuita.

Continua depois da publicidade

As visitas devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (48) 99172-8817 ou e-mail serrafurada@ima.sc.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Como chegar

  • De carro: o motorista deverá pegar a BR-101. A viagem de Florianópolis até a cidade leva cerca de três horas e quarenta e cinco minutos.
  • De avião: o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) é o aeroporto mais próximo do destino.

Veja mais sobre o Parque