O papa Francisco está estável e melhorando, com uso de oxigênio, informou o novo boletim médico publicado pelo Vaticano na tarde desta quinta-feira (27). A nota afirma que são precisos mais alguns dias para conseguir definir um prognóstico.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nos boletins anteriores, o prognóstico, ou seja, a projeção de evolução do quadro clínico, foi classificado como “reservado”. Na publicação dessa quinta, a Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que por conta da complexidade do quadro, o papa precisa continuar estável por mais alguns dias para que seja possível definir o prognóstico.
Nesta quinta-feira, o papa Francisco alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de Ventimask. Ele continua melhorando, e realizou fisioterapia respiratória, intercalada com momentos de descanso, na manhã desta quinta.
Já na tarde, fez orações na capela do apartamento privado em que está internado no 10º andar do Hospital Gemelli, recebeu a eucaristia e se dedicou às suas atividades de trabalho.
Continua depois da publicidade
Linha do tempo da internação do papa Francisco
O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Francisco, que é papa desde 2013, é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.
No sábado (22), ele teve uma crise de asma prolongada e precisou de transfusão de sangue, devido a um quadro de anemia. Já na tarde de domingo (23), o boletim de saúde informou que ele tinha uma “inicial, leve e controlada” insuficiência renal.
Desde segunda-feira (24), o quadro segue estável, com leve melhora e sem novas crises respiratórias. O padre tem continuado suas orações e atividades de trabalho direto do Hospital Gemelli.
Continua depois da publicidade
Leia também
Papa Francisco quebra protocolo do Vaticano e faz pedido importante sobre a própria saúde
 
				 
                                     
                            
                            



