Com a decoração, é possível transformar a área externa da sua casa ou apartamento e deixá-la ainda mais bonita e aconchegante. Assim como para o interior de uma casa, também há diversas maneiras e estilos de decorar o jardim. Afinal, nem todos eles precisam ser iguais. Além de dicas para deixar a área externa confortável e charmosa, conheça 3 estilos de jardim. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Jardim tropical

Nesse estilo, as plantas não são colocadas de maneira simétrica e “arrumadinha”. Pelo contrário, a ideia é que elas sejam posicionadas de forma similar ao habitat natural – mas com planejamento, é claro. Além disso, utiliza-se espécies de grande porte e com cores vivas, como palmeiras, bromélias, orquídeas e samambaias.

Segundo os sócios-proprietários da A2 Arquitetura, Aldemir Vieira e Lorena Paz, esse tipo de jardim é mais indicado para ambientes espaçosos, uma vez que plantas com vegetação extensa e exuberante deverão ser cultivadas apenas em um espaço amplo.

Jardim vertical

O jardim vertical tem um paisagismo mais organizado. A decoração desse espaço é feita com intervenção da vegetação em paredes internas e externas e/ou muros. Geralmente, as plantas usadas nesse tipo de jardim são jiboias, samambaias, singônios e lambaris-roxos. Para Aldemir Vieira e Lorena Paz, o jardim vertical é a melhor opção para espaços pequenos, pois ocupa apenas uma área de muros e paredes, o que o torna funcional.

Continua depois da publicidade

Jardim de inverno

O jardim de inverno pode ser montado tanto na parte interna quanto na parte externa da casa. Ele funciona como uma estufa. Uma de suas principais características é a ausência de teto ou uso de claraboia, além da utilização de portas ou divisórias de vidro (utilizadas para separar o jardim do restante do imóvel). Algumas das plantas usadas nesse estilo são jiboias, begônias, bromélias e espadas-de-são-jorge.

Jardim com mesa e cadeira de madeira, gramado, parede azul e parede com plantas
Opte por colocar móveis em madeira no jardim (Foto: Shutterstock)

Móveis para decoração do jardim

No jardim também é possível utilizar outros elementos de decoração. Quanto aos móveis, o arquiteto Guilherme Paixão Segantini comenta que é importante delimitar o uso deles, seja no jardim tropical, vertical ou de inverno. 

Para isso, deve-se optar apenas por uma mesa, um conjunto de cadeiras e bancos. Além disso, o profissional reforça que, como a maioria desses espaços são abertos, as mobílias, então, devem ser feitas de materiais resistentes a mudanças de tempo, como alumínio, inox e madeira MDF.

Paleta de cores

Os arquitetos Aldemir Vieira e Lorena Paz explicam que há inúmeras possibilidades de cores para os jardins, e que não existe uma regra específica para a escolha. “Elas podem ser escolhidas conforme o estilo já existente no local e de acordo comas paletas que estão em alta no momento”, complementam.

Continua depois da publicidade

Iluminação

A iluminação, seja ela natural ou artificial, também é bastante importante para o jardim. O arquiteto Paixão Segantini orienta aproveitar a luz natural o máximo possível. Entretanto, caso essa opção não seja possível, ele sugere posicionar lâmpadas de 60 a 80 watts a uma distância razoável das plantas.

Objetos decorativos

De acordo com Guilherme Paixão Segantini, para dar um toque rústico e natural ao jardim tropical, vertical ou de inverno, vale usar vasos artesanais feitos de barro ou argila. O arquiteto também indica utilizar uma rede para decorar o local. Isso porque essa peça pode ser facilmente retirada e não precisará ficar exposta à chuva e ao calor.

*Por Agnes Faria

Leia também

Saiba como utilizar os 5 elementos chineses na decoração do seu lar

Confira 6 características marcantes da decoração contemporânea

Veja como definir a escada ideal para a sua casa

Destaques do NSC Total