A obra de construção do estádio Aramco, no Norte de Khobar, chegou na etapa de instalação da imponente cobertura da arquibancada no fim de 2025. O local será um dos palcos da Copa do Mundo de 2034.

Continua depois da publicidade

Veja a instalação da imponente cobertura do estádio

De acordo com a responsável pela engenharia do estádio, a cobertura expressa a “graciosa rotação da sondas e os motivos espirais comuns na natureza”. O Aramco Stadium está localizado nas margens do Golfo Pérsico, na Província Oriental da Arábia Saudita.

— As velas translúcidas sobrepostas da fachada, delicadamente curvadas e proporcionais, criam uma sequência fluida que permite que a luz natural penetre no interior do estádio através de aberturas estrategicamente posicionadas — escreveu a Populous, responsável pelo desenho da obra.

O vídeo publicado no X, no dia 16 de dezembro, mostra as máquinas trabalhando na instalação da estrutura de ferro que sustentará a cobertura. Além disso, é possível identificar os camarotes, que já estão fechados, apesar da necessidade de finalizar a área interna.

O início das obras aconteceu em agosto de 2024. De acordo com o site oficial do estádio, o objetivo é inaugurar a nova casa do Al-Khobar para a Copa Asiática, que acontecerá no país em 2027.

Continua depois da publicidade

Conheça o responsável pela obra do estádio e o projeto ambicioso

A Saudi Aramco é uma imobiliária nacional e uma empresa do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que está construindo o estádio. O objetivo é que o local também comporte shows e festivais culturais, como funciona nas arenas pelo mundo, incluindo no Brasil.

Além disso, o estádio Aramco contará com um sistema de ar-condicionado de 22,3 toneladas de refrigeração para atender os jogadores e torcedores durante os jogos em dia de calor. Assim como também está planejada a construção de 8.883 vagas de estacionamento para público geral e convidados VIP.