Muito além da função estética, a pele é o revestimento externo do corpo humano, constituindo 15% do peso total corporal, e tem por objetivo principal a proteção contra possíveis infecções e agentes agressores externos.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Segundo a dermatologista Dra. Karen Von Kossel, é por meio da pele que se pode perceber frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, prazer e manifestar sensações ao toque.

A Dra. Karen Von Kossel explica que, além de ser um órgão vital para a existência humana, a pele ajuda a controlar o fluxo sanguíneo, regula a temperatura corporal, absorve líquidos, preserva nutrientes e constrói defesas orgânicas.

Camadas da pele

A pele é constituída por três camadas unidas entre si:

Continua depois da publicidade

  • Epiderme: camada externa, responsável por proteger o organismo contra agentes externos, bactérias e radiações solares, além de impedir a saída de água do corpo.
  • Derme: camada intermediária, responsável pela sustentação e nutrição da pele como um todo. É formada por fibras de colágeno que garantem firmeza, elasticidade e equilíbrio.
  • Hipoderme: camada mais profunda, formada basicamente por vasos sanguíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.

> Saiba como proteger a pele nos dias frios

Fatores que influenciam no envelhecimento

Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os outros órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. É nesse momento que as indesejáveis rugas aparecem, causadas pela perda de luminosidade e de elasticidade.

Se você acha que somente o tempo cronológico causa envelhecimento, atenção: fatores como estresse, o excesso de fumo e radiação solar aceleram significativamente o processo natural do corpo, o que pode causar um amadurecimento precoce, proporcionando manchas, rugas, cascas ásperas e coloração diferenciada.

Maçã verde, bowl com salada e fita métrica
Boa alimentação auxilia a manter a pele saudável (Foto: Shutterstock)

Importância da alimentação

Quem nunca ouviu a frase: “Você é o que você come”? Pois é, com a pele funciona da mesma forma. Por isso, o cuidado com a seleção dos alimentos é fundamental para quem deseja manter aquele aspecto lisinho e livre de imperfeições.

Continua depois da publicidade

Para manter a pele bonita e saudável, não basta apenas usar bons cosméticos e hidratantes caríssimos: para obter resultados concretos é necessário um equilíbrio entre boa alimentação e hidratação. Use e abuse de frutas, legumes, vegetais crus, leites e derivados. O ideal é buscar o equilíbrio nos pratos e encontrar nos alimentos os benefícios para a pele.

Hidratação é fundamental para a pele

De acordo com a Dra. Karen Von Kossel, outro fator determinante para uma aparência saudável é a hidratação. Pense que a sua pele tem a função de não deixar que o corpo desidrate por fatores externos, portanto, ela é o elemento que deve estar mais hidratado, certo?

“Uma pele desidratada é o primeiro passo para inflamações, infecções e início de doenças”, explica a dermatologista. A utilização de cremes e loções e uma alimentação rica em líquidos são pontos importantíssimos para a manutenção da estrutura da pele, conservando suas funções.

Leia também

Conheça os efeitos da acne em diferentes fases da vida

10 dicas para diminuir a queda de cabelo

3 ideias de penteados para se inspirar​​

Destaques do NSC Total