A Federação Catarinense de Futebol (FCF) definiu o formato do Campeonato Catarinense de 2026 nesta segunda-feira (13), durante um conselho técnico, com a presença de representantes dos 12 clubes participantes. As informações são do ge.

Continua depois da publicidade

Veja os times na disputa do Campeonato Catarinense 2026

O campeonato terá a primeira fase disputada com dois grupos de seis times. As duas chaves se enfrentam – A x B – em partidas de ida e volta. Os cabeças de chave são Avaí e Chapecoense, campeão e vice estaduais de 2025, respectivamente.

  • Grupo A: Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque
  • Grupo B: Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina

Nas quartas de final, o cruzamento será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado. O mesmo formato se aplica no Grupo B. As partidas serão de ida e volta.

Os classificados nas quartas de final se enfrentam nas semifinais em dois jogos. As finais também ocorrem em partidas de ida e volta.

Continua depois da publicidade

Rebaixamento do Catarinense 2026

Em 2026, o Campeonato Catarinense terá três times rebaixados. O objetivo é ter um Campeonato Catarinense com 10 times em 2027. Por conta disso, na próxima Série B estadual, apenas o campeão irá garantir o acesso.

Os dois eliminados de cada grupo da primeira fase disputam um quadrangular na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Ao todo, serão seis rodadas, de ida e volta, onde apenas o líder irá se salvar. A FCF confirmou que o melhor quinto colocado da primeira fase já entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.

Vagas na Copa do Brasil e disputa da Recopa

Além do campeão e vice do Catarinense 2026, outras duas equipes vão garantir vaga para a Copa do Brasil de 2027. Uma será via uma nova taça, nomeada Taça Acesc 70 anos, e outra via Copa SC.

A nova competição será disputada a partir das eliminações das quartas de final. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando. Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil.

Continua depois da publicidade

A forma de disputa da Recopa Catarinense não foi discutida, ficando para uma próxima reunião, após a finalização da Copa Santa Catarina.

Leia também

Como está o torcedor que não corta o cabelo há quase 1 ano por promessa “impossível”

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias