Então é Natal, ou quase. Entramos com tudo no último mês do ano, de olho nas oportunidades para fechar 2023 com ótimos resultados.

Esse clima de otimismo é compartilhado tanto pelos consumidores, como indica a crescente intenção de consumo das famílias catarinenses, quanto pelas empresas do varejo e do setor de serviços. No blog do Negócios SC, trazemos em detalhes as perspectivas para este final de ano e outros temas em destaque. Leia a seguir!

Expectativa no comércio para as vendas de Natal

Os lojistas catarinenses estão otimistas como não se via há muito tempo. Pelo menos na Grande Florianópolis, a previsão do Sindilojas e da CNC indica um crescimento de 5,6% nas vendas de Natal em 2023. Essa é a maior variação positiva anual desde 2013. No blog, comentamos outras pesquisas que falam sobre a data.

Veja os dados sobre o Natal 2023.

Os rumos da economia catarinense

Além do varejo, como estão os outros setores da economia de Santa Catarina? Enquanto a indústria recuperou-se no terceiro trimestre, o setor de serviços esteve em queda. Mas o cenário muda neste final de ano, com a chegada de milhares de turistas para movimentar as atividades econômicas do Estado.

Acompanhe a economia catarinense em detalhes.

A mente do consumidor acima de 60 anos

Conectados, decisores, imprescindíveis para o mercado. Muitos adjetivos que servem para os consumidores da Geração Z ou para os millennials descrevem também os compradores idosos. Por sinal, a população acima de 60 anos no Brasil deu um salto de 56% entre 2010 e 2022, segundo o IBGE. Você sabe o que influencia a decisão de compra desse público?

Entenda o comportamento de consumo da pessoa idosa.

A capital da alimentação saudável

Florianópolis é destaque no relatório Vigitel Brasil 2023, que traz informações sobre os hábitos da população frente à saúde. Na alimentação, por exemplo, a capital catarinense é líder no consumo de frutas e hortaliças, além de empatar com o Distrito Federal na diversidade de grupos alimentares ingeridos.

Saiba mais sobre a alimentação saudável no Brasil.

Para completar, você já conhece nosso conteúdo em áudio? Descubra cinco motivos para ouvir nosso podcast.

Acompanhe as novidades do Negócios SC também nas redes sociais: