Santa Catarina e outros quatro estados do Brasil poderão ser atingidos por um vendaval de até 100 km/h. É o que diz o alerta de perigo laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há riscos de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações

Continua depois da publicidade

De acordo com o Inmet, SC, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia devem registrar entre este sábado (18) e domingo (19) ventos de 60 km/h até 100 km/h. Inclusive, o órgão deixou algumas orientações para a população dos cinco estados:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Continua depois da publicidade

Em SC, a principal região que deve ser atingida pelo vendaval é o Oeste do estado. Além disso, cidades localizadas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul podem registrar temporais, de acordo com o Inmet, com chuvas entre 20 e 30 milímetros po hora ou até 50 milímetros por dia, assim como queda de granizo

Previsão de vendaval e calor para SC neste fim de semana

A Defesa Civil catarinense informou que, além do vendaval, SC deve registrar altas temperaturas. Neste sábado (18), o sol aparece em todas as regiões catarinenses. À tarde, as temperaturas ficam bem acima da média para a época, chegando próximas dos 27°C e 29°C no Vale do Itajaí e dos 28°C e 30°C no Oeste e Litoral, com marcas de até 31°C a 33°C no Litoral Sul

Continua depois da publicidade

No domingo (19), o sol aparece entre nuvens em toda SC. Ao final do dia, a frente fria que atua no RS, se aproxima mais de SC, favorecendo a ocorrência de temporais nas áreas de divisa com o estado gaúcho. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e alagamentos pontuais. 

No amanhecer, temperaturas entre 12°C e 20°C na maioria das regiões. À tarde, as temperaturas seguem altas para a época com máximas próximas dos 30°C no Oeste e Litoral.  

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (20), a frente fria semi-estacionária segue posicionada sobre o RS e em função disso, há condições para temporais isolados ao longo do dia nas áreas próximas ao estado vizinho, como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. 

Nas demais regiões do estado, o tempo seco ainda predomina, com sol entre poucas nuvens. No amanhecer, as temperaturas variam entre 11°C e 16°C nas áreas serranas e de 18°C a 22°C no Litoral Sul e Oeste. Durante à tarde, as temperaturas ainda se aproximam dos 26°C a 28°C em áreas do Litoral, Vale do Itajaí e Oeste. Os ventos seguem intensos entre o Grande Oeste e Sul do estado.

Continua depois da publicidade