Pelo menos 24 voos que tinham o aeroporto de Florianópolis como origem de partida ou chegada atrasaram ou foram cancelados na tarde desta quarta-feira (10). De acordo com a Latam Airlines e a GOL, as principais companhias aéreas afetadas, o temporal com ventania forte ocorrido nesta manhã em São Paulo motivou a maior parte dos atrasos. Além disso, uma tempestade “relâmpago” na Capital catarinense, que causou quedas de árvores e destelhamentos em diversos pontos da cidade com ventos fortes, também pode ter influenciado os atrasos e cancelamentos.
Continua depois da publicidade
Na região metropolitana de São Paulo, onde ficam localizados os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, as rajadas de vento chegaram a 98 km/h. A capital paulista concentra diversos destinos contemplados pelo aeroporto de Florianópolis, tanto como ponto de partida quanto de chegada.
Veja o vídeo da situação no Aeroporto de Florianópolis
Voos atrasados e cancelados no Floripa Airport
Partidas
De acordo com o Painel de voo em tempo real, 9 voos que partiriam do Floripa Airport estavam atrasados. Veja a lista abaixo:
1211 – Buenos Aires, Aeroparque
3703 – São Paulo, Congonhas
4349 – Chapecó
3303 – São Paulo, Guarulhos
1221 – São Paulo, Congonhas
1661 – São Paulo, Guarulhos
0635 – Santiago
4671 – São Paulo, Guarulhos
3819 – Brasília
Continua depois da publicidade
Além dos voos atrasados, 2 voos foram cancelados. São eles:
3081 – São Paulo, Congonhas
1225 – São Paulo, Congonhas
Chegadas
Outros 11 voos que tinham como destino o pouso em Florianópolis também atrasaram. Veja a lista:
1210 – Buenos Aires, Aeroparque
3702 – São Paulo, Congonhas
3302 – São Paulo, Guarulhos (voo previsto para às 14h30min; às 16h15min, a aeronave ainda estava no pátio)
1204 – São Paulo, Congonhas (voo previsto para às 14h50min; às 16h15min, a aeronave ainda estava no pátio)
1226 – São Paulo, Guarulhos (voo previsto para às 15h05min; às 16h15min, a aeronave ainda estava no pátio)
7633 – Buenos Aires, Ezeiza (voo previsto para às 15h40min; às 16h15min, a aeronave ainda estava no pátio)
0634 – Santiago
4780 – Porto Alegre
4670 – São Paulo, Guarulhos
3818 – Brasília
0109 – Lisboa
Ao menos 2 voos foram cancelados, sendo eles:
4670 – Porto Alegre
1238 – São Paulo, Congonhas
Ao todo, 22 chegadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e 15 partidas foram canceladas. Já no Aeroporto de Congonhas, 3 chegadas e 2 partidas foram canceladas.
O que diz a Zurich Airport Brasil
“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que no dia de hoje, 10/12, foram registrados até o momento 12 voos cancelados – 10 da LATAM e 2 voos da Gol. Registramos também 8 voos atrasados das cias Azul, Gol, Latam, Sky e Aerolineas Argentinas. Pedimos que busquem junto às cias aéreas os motivos dos cancelamentos e atrasos. Orientamos aos passageiros que entrem em contato com as companhias para verificar o status de seus voos ou remarcar passagens”, escreveu a concessionária responsável pelo aeroporto de Florianópolis, em nota.
Continua depois da publicidade
O que diz a Latam Airlines
“A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:
1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos
Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
2. Se você ainda não chegou ao aeroporto
Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Continua depois da publicidade
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões”.
O que diz a GOL
“Devido às condições meteorológicas adversas, principalmente na região sudeste do Brasil no dia de hoje, (10/12), alguns de seus voos foram cancelados ou alternados. Para os passageiros com viagens previstas, recomendamos checar o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto e chegar com antecedência, em razão do volume de pessoas nas áreas de embarque”.

