O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) desembarcou em Santa Catarina nesta sexta-feira (8). A visita faz parte da programação da cerimônia de lançamento da segunda Fragata da Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil. O evento começou às 11h20min, no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, no Litoral Norte do Estado. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também participa da cerimônia.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente participou do lançamento e da cerimônia de batismo da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201). O navio, de 107 metros de comprimento, é o segundo dos quatros previstos para serem fabricados em Santa Catarina até 2029, em um projeto nacional de defesa com investimento de R$ 11 bilhões. O primeiro, chamado de Tamandaré, foi lançada em agosto de 2024.

A Fragata “Jerônimo de Albuquerque” teve o primeiro corte de chapa feito em novembro de 2023. A previsão é de que seja entregue à Marinha do Brasil em janeiro de 2027, ampliando as capacidades operativas da Força Naval.

Segundo a assessoria das empresas responsáveis pela construção, após o lançamento, que ocorre nesta sexta-feira e terá a esposa do vice-presidente, Lu Alckmin, como madrinha, responsável por comandar a cerimônia de quebra da garrafa no casco do navio, a previsão é de que ocorram os trabalhos de finalização da fragata, com construções internas e de armamentos.

A programação conta com a presença de autoridades civis e militares. Itajaí é um polo na indústria náutica nacional e o projeto das fragatas reforçou a geração de empregos. A Marinha estima a geração de dois mil diretos, seis mil indiretos e 15 mil induzidos.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da Fragata Tamandaré

Leia mais

Alckmin diz que negociações do Brasil sobre o tarifaço dos EUA não terminaram